Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524
Title: A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental.
Other Titles: The didacticization of theoretical and experiential knowledge about reading: the formation of the reader in elementary school.
???metadata.dc.creator???: GOUVEIA, Mariana da Silva.
ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e.
Keywords: Leitores;Formação de leitores;Leitura;Concepção de leitura;Ensino fundamental;Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro;Readers;Reader training;Reading;Conception of reading;Elementary School;State School Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro;Lectores;Formación de lectores;Lectura;Concepción de la lectura;Enseñanza fundamental;Escuela Estatal Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro;Lecteurs;Formation des lecteurs;En lisant;Conception de la lecture;École primaire;École publique Dr Hortênsio de Sousa Ribeiro
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOUVEIA, Mariana da Silva; ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e. A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho objetiva analisar a didatização de saberes teóricos e experienciais sobre leitura por parte de professores do ensino fundamental (7º e 8º ano) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN), em Campina Grande – PB. Tomando como base a concepção de leitura dos PCN-LP e do livro didático (sociointeracionista e do letramento), adotado na escola, constatamos que as práticas de leitura dos professores, em sala de aula, ainda se fundamentam numa concepção de leitura em que predomina a decodificação, com alguns avanços para o estudo dos gêneros textuais.
Abstract: This work aims to analyse the didactization of theoretical and experiential knowledge on reading involving elementary education teachers at the Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro’s State School for Elementary and Secundary Education (PREMEN), in the City of Campina Grande, State of Paraíba. Having as a basis the PCN-LP’s concept of reading and the school textbook as a sociointeractionist tool for literacy, we discovered that the teachers’ reading practices, within the classroom, are still grounded on a concept of reading which entails text decoding, with a little improvement in the study of text genres.
Keywords: Leitores
Formação de leitores
Leitura
Concepção de leitura
Ensino fundamental
Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro
Readers
Reader training
Reading
Conception of reading
Elementary School
State School Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro
Lectores
Formación de lectores
Lectura
Concepción de la lectura
Enseñanza fundamental
Escuela Estatal Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro
Lecteurs
Formation des lecteurs
En lisant
Conception de la lecture
École primaire
École publique Dr Hortênsio de Sousa Ribeiro
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A DIDATIZAÇÃO DOS SABERES TEÓRICOS E EXPERIENCIAIS SOBRE LEITURA - ANAIS CIC-UFCG 2009..pdfA didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura - Anais CIC-UFCG 2009.1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.