Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar a didatização de saberes teóricos e experienciais sobre leitura por parte de professores do ensino fundamental (7º e 8º ano) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN), em Campina Grande – PB. Tomando como base a concepção de leitura dos PCN-LP e do livro didático (sociointeracionista e do letramento), adotado na escola, constatamos que as práticas de leitura dos professores, em sala de aula, ainda se fundamentam numa concepção de leitura em que predomina a decodificação, com alguns avanços para o estudo dos gêneros textuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleA didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractThis work aims to analyse the didactization of theoretical and experiential knowledge on reading involving elementary education teachers at the Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro’s State School for Elementary and Secundary Education (PREMEN), in the City of Campina Grande, State of Paraíba. Having as a basis the PCN-LP’s concept of reading and the school textbook as a sociointeractionist tool for literacy, we discovered that the teachers’ reading practices, within the classroom, are still grounded on a concept of reading which entails text decoding, with a little improvement in the study of text genres.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524-
dc.date.accessioned2023-08-21T19:40:27Z-
dc.date.available2023-08-21-
dc.date.available2023-08-21T19:40:27Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLeitorespt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectConcepção de leiturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiropt_BR
dc.subjectReaderspt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectConception of readingpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectState School Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiropt_BR
dc.subjectLectorespt_BR
dc.subjectFormación de lectorespt_BR
dc.subjectLecturapt_BR
dc.subjectConcepción de la lecturapt_BR
dc.subjectEnseñanza fundamentalpt_BR
dc.subjectEscuela Estatal Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiropt_BR
dc.subjectLecteurspt_BR
dc.subjectFormation des lecteurspt_BR
dc.subjectEn lisantpt_BR
dc.subjectConception de la lecturept_BR
dc.subjectÉcole primairept_BR
dc.subjectÉcole publique Dr Hortênsio de Sousa Ribeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOUVEIA, Mariana da Silva.-
dc.creatorALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe didacticization of theoretical and experiential knowledge about reading: the formation of the reader in elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationGOUVEIA, Mariana da Silva; ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e. A didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura: a formação do leitor no ensino fundamental. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31524pt_BR
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A DIDATIZAÇÃO DOS SABERES TEÓRICOS E EXPERIENCIAIS SOBRE LEITURA - ANAIS CIC-UFCG 2009..pdfA didatização dos saberes teóricos e experienciais sobre sobre leitura - Anais CIC-UFCG 2009.1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.