Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31525
Title: Papéis dos atores do ecossistema de negócios de impacto social: evidências encontradas no interior da Paraíba.
Other Titles: Roles of actors in the social impact business ecosystem: evidence found in the interior of Paraíba.
???metadata.dc.creator???: DIAS, Téssio Alves da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA , Verônica Macário de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BISPO, Ana Carolina Kruta.
Keywords: Negócios de impacto social;Ecossistema de inovação;Atores sociais;Social impact businesses;Innovation ecosystem;Social actors;Negocios de impacto social;Actores sociales;Ecosistema de innovación;Entreprises à impact social;Écosystème d'innovation;Acteurs sociaux
Issue Date: 25-May-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DIAS, Téssio Alves da Silva. Papéis dos atores do ecossistema de negócios de impacto social: evidências encontradas no interior da Paraíba. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023
???metadata.dc.description.resumo???: O debate sobre alternativas para mitigar os problemas críticos de ordem social, ambiental e econômico vêm ganhando ênfase nos últimos anos. O aumento de crises humanitárias e ambientais, bem como a ausência de organizações que atendam as demandas sociais emergentes, ressaltam a importância de se aproximar de iniciativas socialmente responsáveis. Em meio a esse contexto, surge um fenômeno com a missão de equilibrar aspectos financeiros e impacto social: os Negócios de Impactos Sociais (NIS). Tendo em vista que esses negócios são desenvolvidos em meio a um ecossistema de inovação social competitivo e cooperativo, e que criam mudanças sociais positivas por meio de mecanismos de mercado, este estudo teve como objetivo geral analisar os papéis dos principais atores envolvidos no ecossistema de Negócios de Impacto Social, a partir da ótica de empreendedores de cooperativas situadas no interior da Paraíba. Este trabalho visa contribuir para o entendimento deste tema que vem recebendo crescente atenção, a partir de uma estrutura analítica para a compreensão do campo de ecossistemas de negócios sociais. Assim, a metodologia empregada nesta pesquisa foi de um estudo qualitativo. Ao observar as análises dos resultados, é possível perceber que os negócios investigados receberam apoio dos atores sociais para o seu desenvolvimento, porém houve maior ou menor grau de aproximação entre as cooperativas e os atores analisados, dependendo da fase que se encontra o NIS. Entre as conclusões, ressalta-se que alguns atores estão, de fato, se relacionando de maneira harmoniosa, criando conexões que contribuem com o desenvolvimento do ecossistema de NIS.
Abstract: The debate on alternatives to mitigate critical social, environmental and economic problems has been gaining emphasis in recent years. The increase in humanitarian and environmental crises, as well as the absence of organizations that respond to emerging social demands, underscore the importance of approaching socially responsible initiatives. In the midst of this context, a phenomenon emerges with the mission of balancing financial aspects and social impact: the Social Impact Business (NIS). Bearing in mind that these businesses are developed in the midst of a competitive and cooperative social innovation ecosystem, and that they create positive social changes through market mechanisms, this study had the general objective of analyzing the roles of the main actors involved in the Business ecosystem of Social Impact, from the perspective of entrepreneurs of cooperatives located in the interior of Paraíba. This work aims to contribute to the understanding of this topic that has been receiving increasing attention, based on an analytical framework for understanding the field of social business ecosystems. Thus, the methodology used in this research was a qualitative study. By observing the analysis of the results, it is possible to perceive that the investigated businesses received support from the social actors for their development, however there was a greater or lesser degree of approximation between the cooperatives and the analyzed actors, depending on the phase of the NIS. Among the conclusions, it is emphasized that some actors are, in fact, relating harmoniously, creating connections that contribute to the development of the NIS ecosystem.
Keywords: Negócios de impacto social
Ecossistema de inovação
Atores sociais
Social impact businesses
Innovation ecosystem
Social actors
Negocios de impacto social
Actores sociales
Ecosistema de innovación
Entreprises à impact social
Écosystème d'innovation
Acteurs sociaux
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31525
Appears in Collections:Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TÉSSIO ALVES DA SILVA DIAS – DISSERTAÇÃO (PPGA) 2023.pdf4.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.