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dc.contributor.advisor1CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDCORREIA, S. É. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431849242809370pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA , Verônica Macário de.-
dc.contributor.referee2BISPO, Ana Carolina Kruta.-
dc.description.resumoO debate sobre alternativas para mitigar os problemas críticos de ordem social, ambiental e econômico vêm ganhando ênfase nos últimos anos. O aumento de crises humanitárias e ambientais, bem como a ausência de organizações que atendam as demandas sociais emergentes, ressaltam a importância de se aproximar de iniciativas socialmente responsáveis. Em meio a esse contexto, surge um fenômeno com a missão de equilibrar aspectos financeiros e impacto social: os Negócios de Impactos Sociais (NIS). Tendo em vista que esses negócios são desenvolvidos em meio a um ecossistema de inovação social competitivo e cooperativo, e que criam mudanças sociais positivas por meio de mecanismos de mercado, este estudo teve como objetivo geral analisar os papéis dos principais atores envolvidos no ecossistema de Negócios de Impacto Social, a partir da ótica de empreendedores de cooperativas situadas no interior da Paraíba. Este trabalho visa contribuir para o entendimento deste tema que vem recebendo crescente atenção, a partir de uma estrutura analítica para a compreensão do campo de ecossistemas de negócios sociais. Assim, a metodologia empregada nesta pesquisa foi de um estudo qualitativo. Ao observar as análises dos resultados, é possível perceber que os negócios investigados receberam apoio dos atores sociais para o seu desenvolvimento, porém houve maior ou menor grau de aproximação entre as cooperativas e os atores analisados, dependendo da fase que se encontra o NIS. Entre as conclusões, ressalta-se que alguns atores estão, de fato, se relacionando de maneira harmoniosa, criando conexões que contribuem com o desenvolvimento do ecossistema de NIS.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração.pt_BR
dc.titlePapéis dos atores do ecossistema de negócios de impacto social: evidências encontradas no interior da Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2023-05-25-
dc.description.abstractThe debate on alternatives to mitigate critical social, environmental and economic problems has been gaining emphasis in recent years. The increase in humanitarian and environmental crises, as well as the absence of organizations that respond to emerging social demands, underscore the importance of approaching socially responsible initiatives. In the midst of this context, a phenomenon emerges with the mission of balancing financial aspects and social impact: the Social Impact Business (NIS). Bearing in mind that these businesses are developed in the midst of a competitive and cooperative social innovation ecosystem, and that they create positive social changes through market mechanisms, this study had the general objective of analyzing the roles of the main actors involved in the Business ecosystem of Social Impact, from the perspective of entrepreneurs of cooperatives located in the interior of Paraíba. This work aims to contribute to the understanding of this topic that has been receiving increasing attention, based on an analytical framework for understanding the field of social business ecosystems. Thus, the methodology used in this research was a qualitative study. By observing the analysis of the results, it is possible to perceive that the investigated businesses received support from the social actors for their development, however there was a greater or lesser degree of approximation between the cooperatives and the analyzed actors, depending on the phase of the NIS. Among the conclusions, it is emphasized that some actors are, in fact, relating harmoniously, creating connections that contribute to the development of the NIS ecosystem.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31525-
dc.date.accessioned2023-08-21T20:06:12Z-
dc.date.available2023-08-21-
dc.date.available2023-08-21T20:06:12Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectNegócios de impacto socialpt_BR
dc.subjectEcossistema de inovaçãopt_BR
dc.subjectAtores sociaispt_BR
dc.subjectSocial impact businessespt_BR
dc.subjectInnovation ecosystempt_BR
dc.subjectSocial actorspt_BR
dc.subjectNegocios de impacto socialpt_BR
dc.subjectActores socialespt_BR
dc.subjectEcosistema de innovaciónpt_BR
dc.subjectEntreprises à impact socialpt_BR
dc.subjectÉcosystème d'innovationpt_BR
dc.subjectActeurs sociauxpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDIAS, Téssio Alves da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRoles of actors in the social impact business ecosystem: evidence found in the interior of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Téssio Alves da Silva. Papéis dos atores do ecossistema de negócios de impacto social: evidências encontradas no interior da Paraíba. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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