Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31526
Title: Letramento e competência linguístico – textual - O educador como mediador do ensino e aprendizagem da língua materna.
Other Titles: literacy and language competence – textual – the educator as mediator of learning the mother tongue education.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Inacio Francisco Teixeira.
CASTRO, Onireves Monteiro de.
Keywords: Letramento;Competência linguístico-textual;Educador e ensino de língua materna;Ensino de língua materna;Aprendizagem de língua materna;Literacy;Linguistic-textual competence;Educator and mother tongue teaching;Mother tongue teaching;Mother tongue learning
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Inacio Francisco Teixeira; CASTRO, Onireves Monteiro de. Letramento e competência linguístico – textual - O educador como mediador do ensino e aprendizagem da língua materna. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31526
???metadata.dc.description.resumo???: O projeto de pesquisa aqui apresentado tem como objetivo buscar compreender como os educadores trabalham no sentido do letramento, ampliando suas competências enciclopédicas e lingüístico – textual, e assim, determinar as interferências positivas ou não perceptíveis no contexto de ensino e aprendizagem da língua materna. A partir dos textos selecionados, tomados como suportes teóricos para a nossa proposta de investigação e dos dados coletados mediante a aplicação de questionários, pretendemos perceber o trabalho dos professores de língua materna no tocante o ensino da sintaxe e da relação entre letramento e as concepções de leitura e escrita dos mesmos e, consequentemente, as implicações do letramento e as múltiplas competências para a prática docente. Tendo em vista as mudanças sociais, culturais, políticas e tecnológicas, aprender a ler e escrever implica não apenas o conhecimento de letras e do modo de decodificá-las, mas utilizar este conhecimento para se expressar frente à sociedade. Para que isso aconteça é necessária a adoção de um método que envolva o ensino da escrita e da gramática, visto que a competência comunicativa implica a competência lingüística.
Abstract: The Project of Research presented here has as the main seek to understand how educators work towards literacy broadening their skills and language encyclopedias – textual and thus determine interference positive or not apparent in the teaching of mother tongue. From the texts selected taken as base theorists for our proposed research and the dice collected through the application of questionnaire want to understand the work of teachers of mother language concerning the teaching of syntax and the relationship between literacy and conceptions of reading and writing the same and, consequently, the implications of literacy and the multiple competencies for practice teaching. In view social, cultural, technological and policies change, learn read and write implies not only knowledge of letters and how decodes them, but use this knowledge to express the facing society. For that to happen its necessary the adoption of a method that involving the teaching of writing and grammar seeing that communicative competence implies language competence.
Keywords: Letramento
Competência linguístico-textual
Educador e ensino de língua materna
Ensino de língua materna
Aprendizagem de língua materna
Literacy
Linguistic-textual competence
Educator and mother tongue teaching
Mother tongue teaching
Mother tongue learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31526
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETRAMENTO E COMPETÊNCIA LINGUÍSTICO - ANAIS CIC-UFCG 2009..pdfLetramento e competência linguístico - ANAIS CIC - UFCG 2009.425.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.