Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31528
Title: O agir educacional nas representações de professores com formação recente sobre as práticas de planejamento de ensino da escrita.
Other Titles: Educational procedures in representations of newly graduated teachers concerning their practice in planning the teaching of writing.
???metadata.dc.creator???: BRAGA, Nathalie Lia Fook de Medeiros.
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
Keywords: Formação continuada;Trabalho docente;Organização escolar;Ensino de escrita;Representações de professores;Continuing education;Teaching work;School organization;Writing teaching;Teacher representations
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRAGA, Nathalie Lia Fook de Medeiros; REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. O agir educacional nas representações de professores com formação recente sobre as práticas de planejamento de ensino da escrita. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31528
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem como foco as práticas de planejamento de ensino da escrita de professores recém egressos do curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande, e objetiva: a) descrever e analisar a(s) forma(s) de planejamento do ensino da escrita por professores egressos da graduação em referência; e b) correlacionar a(s) forma(s) de planejamento com elementos condicionantes das práticas escolares (formação docente, organização escolar, condições de trabalho, entre outros). O corpus de análise está constituído de respostas a um questionário aplicado com três professores recém egressos e de dois extratos de sequências didáticas por eles elaboradas e aplicadas em sala de aula da educação básica, como atividade prescrita em uma disciplina de Especialização em Ensino de Língua Materna. Como principais resultados registra-se, por um lado, acentuada convergência/sintonização entre as representações dos professores-alunos e as recentes concepções/orientações metodológicas para o ensino da escrita; por outro lado, registra-se a presença de práticas individuais de planejamento, sem repercussão para a transformação das práticas cristalizadas no contexto da educação básica.
Abstract: This study focuses on the practices of planning for the teaching of writing involving newly-graduated teachers of the Modern Languages course in the Federal University of Campina Grande, and has the following objectives: a) to describe and analyze the way(s) of planning the teaching of writing by graduate teachers from the course in reference; and b) to correlate the ways(s) of planning with constraining elements of school practices ( teacher education, school organization, work conditions, among others). The corpus of analysis is composed of responses to a questionnaire applied with three newly-graduated teachers and two extracts of didactic sequences they developed and implemented in an elementary education classroom, as part of a required activity for a discipline in the Specialization Course in the area of Mother Tongue Teaching. The main results show, on the one hand, strong convergence/harmonization between the representations of teacher-students and recent methodological concepts/guidelines for the teaching of writing; on the other hand, there is the presence of individual practices of planning, without repercussions on the transformation of crystallized practices present in the basic education context.
Keywords: Formação continuada
Trabalho docente
Organização escolar
Ensino de escrita
Representações de professores
Continuing education
Teaching work
School organization
Writing teaching
Teacher representations
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31528
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O AGIR EDUCACIONAL NAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES COM FORMAÇÃO RECENTE - ANAIS CIC-UFCG 2009..pdfO agir educacional nas representações de professores com formação recente - ANAIS CIC - UFCG 2009.388.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.