Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31528
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste estudo tem como foco as práticas de planejamento de ensino da escrita de professores recém egressos do curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande, e objetiva: a) descrever e analisar a(s) forma(s) de planejamento do ensino da escrita por professores egressos da graduação em referência; e b) correlacionar a(s) forma(s) de planejamento com elementos condicionantes das práticas escolares (formação docente, organização escolar, condições de trabalho, entre outros). O corpus de análise está constituído de respostas a um questionário aplicado com três professores recém egressos e de dois extratos de sequências didáticas por eles elaboradas e aplicadas em sala de aula da educação básica, como atividade prescrita em uma disciplina de Especialização em Ensino de Língua Materna. Como principais resultados registra-se, por um lado, acentuada convergência/sintonização entre as representações dos professores-alunos e as recentes concepções/orientações metodológicas para o ensino da escrita; por outro lado, registra-se a presença de práticas individuais de planejamento, sem repercussão para a transformação das práticas cristalizadas no contexto da educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleO agir educacional nas representações de professores com formação recente sobre as práticas de planejamento de ensino da escrita.pt_BR
dc.date.issued2009
dc.description.abstractThis study focuses on the practices of planning for the teaching of writing involving newly-graduated teachers of the Modern Languages course in the Federal University of Campina Grande, and has the following objectives: a) to describe and analyze the way(s) of planning the teaching of writing by graduate teachers from the course in reference; and b) to correlate the ways(s) of planning with constraining elements of school practices ( teacher education, school organization, work conditions, among others). The corpus of analysis is composed of responses to a questionnaire applied with three newly-graduated teachers and two extracts of didactic sequences they developed and implemented in an elementary education classroom, as part of a required activity for a discipline in the Specialization Course in the area of Mother Tongue Teaching. The main results show, on the one hand, strong convergence/harmonization between the representations of teacher-students and recent methodological concepts/guidelines for the teaching of writing; on the other hand, there is the presence of individual practices of planning, without repercussions on the transformation of crystallized practices present in the basic education context.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31528
dc.date.accessioned2023-08-21T20:35:28Z
dc.date.available2023-08-21
dc.date.available2023-08-21T20:35:28Z
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectOrganização escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de escritapt_BR
dc.subjectRepresentações de professorespt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectSchool organizationpt_BR
dc.subjectWriting teachingpt_BR
dc.subjectTeacher representationspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRAGA, Nathalie Lia Fook de Medeiros.
dc.creatorREINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducational procedures in representations of newly graduated teachers concerning their practice in planning the teaching of writing.pt_BR
dc.identifier.citationBRAGA, Nathalie Lia Fook de Medeiros; REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. O agir educacional nas representações de professores com formação recente sobre as práticas de planejamento de ensino da escrita. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31528pt_BR
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O AGIR EDUCACIONAL NAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES COM FORMAÇÃO RECENTE - ANAIS CIC-UFCG 2009..pdfO agir educacional nas representações de professores com formação recente - ANAIS CIC - UFCG 2009.388.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.