Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31531
Title: Por que ninguém me ensina a ler? Eventos e práticas de letramento de pessoas com deficiência intelectual em dissertações do Catálogo CAPES.
Other Titles: Why doesn't anyone teach me to read? Literacy events and practices for people with intellectual disabilities in CAPES Catalog dissertations.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Haveskill François Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PLETSCH, Márcia Denise.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RAMOS, Fabiana.
Keywords: Atendimento educacional especializado;Eventos e práticas de letramento;Deficiência intelectual;Specialized educational service;Literacy events and practices;Intellectual disability;Servicio educativo especializado;Eventos y prácticas de alfabetización;Discapacidad intelectual;Service éducatif spécialisé;Événements et pratiques d'alphabétisation;Déficience intellectuelle
Issue Date: 5-Oct-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Haveskill François Alves. Por que ninguém me ensina a ler? Eventos e práticas de letramento de pessoas com deficiência intelectual em dissertações do Catálogo CAPES. 2023. 199 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como os eventos e práticas de letramentos realizados com/por pessoas com deficiência intelectual no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE) contribuem para sua aprendizagem da leitura e in(ex)clusão escolar e social. Foi realizada na linha de pesquisa Práticas Educativas e Diversidade, do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Campina Grande, sob a forma de pesquisa bibliográfica, em um corpus composto por produções publicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Quanto aos referenciais teóricos, a investigação fundamentou-se nos Novos Estudos de Letramento, em estudos sobre a constituição sociohistórica da deficiência e da educação de pessoas com deficiência no Brasil. Ademais, orientou-se pelo respaldo legal do Atendimento Educacional Especializado, voltado às pessoas com deficiência, relacionando as prerrogativas do AEE, com as práticas pedagógicas desenvolvidas com/por pessoas com deficiência intelectual a partir do letramento. Como resultado, os dados apontaram que, no âmbito do AEE, os eventos e práticas de letramento contribuem, tanto com o aprendizado, quanto com a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual, quando mediados a partir de um planejamento previamente atento às subjetividades dos alunos e que busque motivá-los por meio de atividades desafiadoras e estimulantes. Por outro lado, quando realizados de forma improvisada, individualizada e repetitiva, quando as estratégias de leitura, escrita e compreensão de textos se distanciam dos significados sociais da escrita e da subjetividade das pessoas com deficiência intelectual, os eventos e práticas de letramento contribuem para a perpetuação de uma pedagogia de negação do aprendizado escolar e da inclusão dessas pessoas. Como contribuições pedagógica e acadêmica, propomos aos docentes da educação básica, reflexões acerca do planejamento e execução de suas práticas, bem como um outro caminho para a pesquisa social em educação, ao desenvolver uma análise crítica de dados extraídos de outras pesquisas, porém retomados sob lentes e objetivos distintos das pesquisas originais. Também apresentamos uma possibilidade mais objetiva de pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Concluímos afirmando a relevância social desta pesquisa, ao evidenciar a necessidade de (re)pensarmos políticas públicas educacionais que apresentem propostas mais claras e exequíveis para a formação docente, criando estruturas humanas, físicas, tecnológicas e atitudinais, destinadas à uma inclusão, não só de corpo, mas social e de aprendizado, a partir do respeito às peculiaridades das pessoas com deficiência intelectual.
Abstract: The general objective of this research was to analyze how literacy events and practices performed by people with intellectual disabilities within the Specialized Educational Service (SES) contribute to their learning to read and their school and social in(ex)clusion. It was carried out in the research line Educational Practices and Diversity, of the Academic Master's Degree in Education at Federal University of Campina Grande, under the form of bibliographic research, in a corpus composed of productions published in CAPES's Theses and Dissertations Catalog. As for the theoretical references, the investigation was based on the New Literacy Studies, on studies about the socio-historical constitution of disability and the education of people with disabilities in Brazil. Furthermore, it was guided by the legal support of the Specialized Educational Service, aimed at people with disabilities, relating to the prerogatives of the (SES), with the pedagogical practices developed with/by people with intellectual disabilities based on literacy. As a result, the data indicated that, within the scope of the (SES), the events and practices of literacy contribute both to learning and to the social inclusion of people with intellectual disabilities, when mediated from a plan previously attentive to the subjectivities of students and that seeks to motivate them through challenging and stimulating activities. On the other hand, when carried out in an improvised, individualized, and repetitive way, when the strategies for reading, writing, and understanding texts are far from the social meanings of writing and the subjectivity of people with intellectual disabilities, the events and practices of literacy contribute to the perpetuation of a pedagogy of denial of school learning and inclusion of these people. As pedagogical and academic contributions, we propose to teachers of basic education, reflections about the planning and execution of their practices, as well as another path to social research in education, by developing a critical analysis of data extracted from other research but taken under lenses and objectives different from the original researches. We also present a more objective research possibility in the CAPES Theses and Dissertations Catalog. We conclude by affirming the social relevance of this research, by evidencing the need to (re)think about public educational policies that present clearer and feasible proposals for teacher education, creating human, physical, technological and attitudinal structures, destined to inclusion, not only for the body but for social and learning inclusion, based on respect to the peculiarities of people with intellectual disabilities.
Keywords: Atendimento educacional especializado
Eventos e práticas de letramento
Deficiência intelectual
Specialized educational service
Literacy events and practices
Intellectual disability
Servicio educativo especializado
Eventos y prácticas de alfabetización
Discapacidad intelectual
Service éducatif spécialisé
Événements et pratiques d'alphabétisation
Déficience intellectuelle
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31531
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HAVESKILL FRANÇOIS ALVES RODRIGUES – DISSERTAÇÃO (PPGEd) 2022.pdf14.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.