Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31532
Title: Histórico de multiletramento de docentes em início de carreira.
Other Titles: History of multiliteracy of teachers in early career.
???metadata.dc.creator???: CAMPOS, Raissa Pontes.
ARAÚJO, Denise Lino.
Keywords: Multiletramento de docentes;Docentes - multiletramento;Práticas letradas;Agências de letramento;Letramento;Teachers' multiliteracy;Literate practices;Literacy agencies;Literacy
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAMPOS, Raissa Pontes; ARAÚJO, Denise Lino de. Histórico de multiletramento de docentes em início de carreira. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31532
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho está vinculado a uma pesquisa de iniciação científica que visa descrever e interpretar o histórico de multiletramento de professores recém-egressos do curso de Letras. O trabalho apoia-se no conceito de multiletramento (Rocha e Lino de Araújo, 2008, Dionísio 2006) e no referencial sobre letramento, discutido no âmbito dos estudos em Linguística Aplicada. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa que visa à descrição e interpretação do histórico de letramento de docentes em início de carreira, a fim de indicar as práticas letradas que eles mobilizam e como eles dizem que aprenderam. Nesse sentido, procuramos investigar em quais momentos os sujeitos dizem que mobilizam práticas letradas em seu cotidiano e se relacionam essas práticas a agências de letramento em que convivem. A inter-relação entre práticas oriundas de diversas agências de letramento parece indicar a real condição de letrado, qual seja a do sujeito que a mobiliza, de modo consciente, diversas práticas e usos da escrita em situações específicas. Os sujeitos, professores recém-egressos do curso de Letras, parecem ter vários tipos de letramento, principalmente o escolar/profissional, o religioso e o digital. Sendo assim, a partir dos dados analisados, pudemos comprovar que eles fazem uso permanente da leitura, da escrita e da oralidade letrada, tanto na vida pessoal quanto profissional.
Abstract: This work is linked to a research of scientific initiation that aims to describe and interpret the history of multiliteracy of teachers newly graduating of Languages course. The work is based on the concept of Multiliteracy (Rocha and Lino de Araújo, 2008, Dionísio 2006) and references about literacy, discussed in the context of Applied Linguistics studies. This is a type of qualitative research that aims to describe and interpret the history of literacy for teachers in early-stage, to indicate the literacies practices that they mobilize and how they say that they learned. Accordingly, we investigate which moments the subjects says that they mobilize literacies practices in their daily and relate these practices to literacy’s agencies in which live. The interrelationship between practices from several agencies of literacy seems to indicate the real condition genius, which is the subject that mobilize, so aware, various practices and uses of writing in specific situations. The subjects, teachers newly graduating of languages course, seem to have several types of literacy, especially the school / professional, the religious and the digital. Thus, from the analyzed data, we can show that they
Keywords: Multiletramento de docentes
Docentes - multiletramento
Práticas letradas
Agências de letramento
Letramento
Teachers' multiliteracy
Literate practices
Literacy agencies
Literacy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31532
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HISTÓRICO DE MULTILETRAMENTO DE DOCENTES EM INÍCIO DE CARREIRA - ANAIS CIC-UFCG 2009..pdfHistórico de multiletramento de docentes em início de carreira. - Anais CIC UFCG 2009501.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.