Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31533
Title: Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca.
Other Titles: Perceptions of in-service teachers about english as a lingua franca.
???metadata.dc.creator???: TELES, Vivianny Duarte.
CRUZ, Neide de Fátima Cesar.
Keywords: Inglês como língua franca;Professores em formação inicial;Percepção de professores;Estudo de percepção;Língua inglesa - ensino;English as a lingua franca;Teachers in initial training;Teachers' perception;Perception study;English language - teaching
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TELES, Vivianny Duarte; CRUZ, Neide de Fátima Cesar. Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31533
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca (ILF), respondendo a duas perguntas: (1) Quais as percepções de professores em formação inicial sobre o ILF, e (2) Quais as razões que influenciam as percepções desses professores em relação ao ILF. Com o intuito de responder essas duas perguntas, um questionário com perguntas fechadas foi elaborado e aplicado com os vinte e nove alunos da graduação de língua inglesa do curso de Letras da UFCG, além de entrevistas semi-estruturadas que foram realizadas com seis alunos selecionados dentre os vinte e nove participantes. Os dados revelam três aspectos: (1) No que concerne ao modelo de pronúncia da língua inglesa, verificou-se que os participantes acreditam que o modelo de pronúncia nativo é o ideal, pois visa uma maior compreensão, (2) Os participantes dão importância à gramática sob influência da acuidade e fluência da língua inglesa, e (3) De acordo com o contato dos livros didáticos que os participantes tiveram; a cultura e seu ensino, influenciados pelo livro didático, devem voltar-se para as culturas de países nativos da língua inglesa.
Abstract: This study aimed at examining the perceptions of in-service teachers about English as a Lingua Franca (ELF), responding to two questions: (1) What are the perceptions of these in-services teachers about ELF, and (2) What are the reasons that influence these perceptions about ELF. In order to answer these two questions, a questionnaire with closed questions was developed and applied with the twenty-nine graduation students of English Literature from the UFCG, and semi-structured interviews were conducted with six students selected among the twenty-nine participants. The data show three aspects: (1) About the pronunciation model of English language, it was found that the participants believe that the native model of pronunciation is perfect because it seeks to better understanding, (2) The participants give importance to grammar under the influence of accuracy and fluency of English, and (3) According to the contact of the textbooks that the participants have, its culture and education, influenced by the textbook, should turn to the cultivation of native countries of English.
Keywords: Inglês como língua franca
Professores em formação inicial
Percepção de professores
Estudo de percepção
Língua inglesa - ensino
English as a lingua franca
Teachers in initial training
Teachers' perception
Perception study
English language - teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31533
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL - ANAIS CIC-UFCG 2009..pdfPercepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca. - Anais CIC UFCG 2009504.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.