Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31537
Title: Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG.
Other Titles: Teaching practices of writing skill in the Course of Letters of UFCG.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Dayena Gorgônio de.
BEZERRA, Maria Auxiliadora.
Keywords: Concepção de escrita;Práticas docentes;Interacionismo sociodiscursivo;Concepção de avaliação;Disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II - UFCG;Curso de Letras - UFCG;Writing conception;Teaching practices;Sociodiscursive interactionism;Evaluation design;Practical Course of Text Reading and Production II - UFCG;Letters Course - UFCG
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Dayena Gorgônio de; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Práticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31537
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objetivo analisar práticas docentes de duas professoras da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II, do Curso de Letras da UFCG, campus I, relativas ao ensino e avaliação de escrita. Os dados para a análise emergiram de entrevistas, observação de aulas, planos de curso da disciplina e atividades avaliativas escritas e corrigidas por essas professoras. Analisamos as concepções de escrita, as práticas de ensino e avaliação escolar subjacentes a esses dados. A professora 1 está atualizada com as pesquisas de cunho sociointeracionista, mas ainda parece estar apegada a uma prática de ensino reprodutivo. Suas avaliações, que demonstram apego à estrutura dos textos, levam os alunos apenas a reproduzirem a teoria vista em sala, sem refletirem sobre a escrita. Como consequência, seus alunos tenderão a desenvolver um ensino baseado no modelo aplicacionista. Já a professora 2 segue uma postura sociointeracionista de ensino, levando os alunos a refletirem sobre a prática da escrita, a partir da qual discute a teoria; não se apega apenas à estrutura dos textos, mas principalmente à sua função social. Dessa forma, seus alunos, associando a prática à teoria, poderão melhor desenvolver o modelo sóciointeracionista de ensino.
Abstract: This research aimed to analyze the teaching practices of two instructors in the program Reading Practice and Texts Production II related to the teaching and evaluation of writing skill, in the Course of Letters of UFCG, Campus I. The analysis data were obtained from interviews, class observations, course plans, as well as evaluative writing tasks corrected by these instructors. We analyzed the writing conceptions, the teaching practices and the school assessment concerning these data. Instructor 1 is updated on sociointeractionist researches, although she seems to be engaged with a reproductive teaching practice. Her evaluations demonstrating engagement with the text structures have the students solely reproduce the theory studied in classroom, without reflecting on writing. As a result, her students tend to develop their teaching based on an applicationist model. Instructor 2, on the other hand, follows a socio-interactionist perspective of teaching, leading her students to reflect on writing practice, and discusses the theory related to it. Instead of sticking solely to the structure of the texts, she considers mainly their social function. Thus, associating practice with theory, her students will be able to better develop the socio-interactionist perspective of teaching.
Keywords: Concepção de escrita
Práticas docentes
Interacionismo sociodiscursivo
Concepção de avaliação
Disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II - UFCG
Curso de Letras - UFCG
Writing conception
Teaching practices
Sociodiscursive interactionism
Evaluation design
Practical Course of Text Reading and Production II - UFCG
Letters Course - UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31537
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRÁTICAS DE ENSINO DE ESCRITA NO CURSO DE LETRAS DA UFCG - ANAIS CIC-UFCG 2009..pdfPráticas de ensino de escrita no Curso de Letras da UFCG - ANAIS CIC-UFCG 2009419.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.