Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31539
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo objetiva apresentar as principais análises do projeto de pesquisa de iniciação científica, vinculado ao programa PIBIC-UFCG-CNPq. Tal pesquisa, empenhou-se em compreender as representações sociais sobre a prática do voto, relacionando esta ao cotidiano da cultura. Esta pesquisa situa-se na área de estudos denominada de Antropologia da Política. A metodologia adotada na investigação consiste de três momentos principais: pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de representação social, voto e poder; coleta de dados, com a realização de entrevistas e questionários entre os eleitores da cidade de Campina Grande e que votaram na Campanha Eleitoral de 2008, bem como a realização de trabalho de campo e de observação participante de atividades políticas tais como: comícios, passeatas, panfletagem etc; e a operacionalização entre a teoria e os dados empíricos com vistas à escrita deste artigo. O presente texto tem por objetivo demonstrar a necessidade de desconstrução da visão cristalizada no imaginário coletivo de que o “povo não sabe votar”, e de que, conseqüentemente, não possui “consciência política”. Os resultados da pesquisa apontam para a contribuição que a Antropologia da Política pode oferecer aos pesquisadores na compreensão da prática política e de suas representações, ultrapassando o seu caráter meramente normativo e/ou institucional. Os resultados aqui encontrados evidenciaram o quanto à política é articulada com o cotidiano da cultura, observando-se assim, que a escolha do voto é um fator para além do “tempo da política”, pois o voto pode representar adesão, afirmação, identidade e aliança a um candidato, a um grupo político ou a seus pressupostos, confirmando-se nesses termos, a interface entre a cultura e a política.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia. Ciências Sociais.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleCampanhas, candidatos e eleitores: as representações sociais sobre o voto nas eleições municipais de 2008 em Campina Grande – PB.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractThis article objectives to present the mainly analysis of the project of scientific initiation research, linked to program PIBIC-UFCG-CNPq. This research, tried to understand the social representations about the practice of vote, relating this to culture quotidian. This research is situated in the area of studies called Anthropology of the Politic. The methodology adopted in the investigation consists in three principal moments: bibliographic research about the concepts of social representation, vote and power; collecting numbers, with the realization of interviews and questions with the electors in the city of Campina Grande and those who voted in the Electoral Campaign in 2008, as well as the realization of the observation of politic activities as: demonstrations, public marches, pamphlets, etc.; and the operacionalization between the theory and the empiric numbers objecting writing this article. This text objectives demonstrate the necessity of destroying the crystallized vision in collective imaginary that “people doesn’t know how to vote”, and, consequently, doesn’t have “politic conscience”. The results of the research show the contribution that the Anthropology of the Politic can offer to researches on the comprehension of politic practice and its representations, trespassing its character simply normative and/or institutional. The results evidenced how much politic is articulated with the culture quotidian, observing that the chose of the vote is a factor beyond the “time of politic”, because the vote can represent adhesion, affirmation, identity and alliance to a candidate, to a politic group or its antecedents, confirming, in these terms, the interface between the culture and the politic.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31539-
dc.date.accessioned2023-08-22T15:28:12Z-
dc.date.available2023-08-22-
dc.date.available2023-08-22T15:28:12Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEleições municipais 2008 - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCandidatospt_BR
dc.subjectEleitorespt_BR
dc.subjectVoto e poderpt_BR
dc.subjectRepresentações sociais sobre votopt_BR
dc.subjectPolítica paraibanapt_BR
dc.subjectCampanha políticapt_BR
dc.subjectCotidiano da políticapt_BR
dc.subjectMunicipal Elections 2008 - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCandidatespt_BR
dc.subjectVoterspt_BR
dc.subjectVote and powerpt_BR
dc.subjectSocial representations about votingpt_BR
dc.subjectParaiban politicspt_BR
dc.subjectPolitical campaignpt_BR
dc.subjectDaily life of politicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Isabelle Costa.-
dc.creatorLIMA, Elizabeth Christina de Andrade.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Isabelle Costa; LIMA, Elizabeth Christina de Andrade. Campanhas, candidatos e eleitores: as representações sociais sobre o voto nas eleições municipais de 2008 em Campina Grande – PB. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31539pt_BR
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMPANHAS CANDIDATOS E ELEITORES - ANAIS CIC-UFCG 2009.pdfCampanhas, candidatos e eleitores: as representações sociais sobre o voto nas eleições municipais de 2008 em Campina Grande – PB. - Anais CIC UFCG 2009433.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.