Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31541
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo geral analisar o desempenho dos(as) alunos(as) vestibulandos(as) na resolução da questão discursiva de literatura brasileira proposta pelo Exame Vestibular – 2009 da UFCG. A pesquisa de campo que inclui dois momentos - um descritivo e outro exploratório - foi realizada no Pré - Vestibular Solidário (PVS) da UFCG e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral. O corpus da análise foi composto por cem provas, 50 de cada escola. A seleção do corpus teve por base o gabarito oficial divulgado pela COMPROV, a partir dos seguintes critérios: as respostas que mais se aproximaram das esperadas, as que se aproximaram, mas a escrita do aluno é lacunosa e as que se distanciaram do solicitado. Ao final da pesquisa, quando comparamos o gabarito oficial e as respostas apresentadas pelos alunos para a questão discursiva de literatura brasileira, concluímos que a leitura integral das obras literárias e seu estudo interativo são de fundamental importância para o bom desempenho dos alunos na referida questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleO ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractThis work had the general objective of analyzing students’ performance in answering Brazilian Literature discursive questions during the 2009 College Entrance Exam at UFCG. The field research which entails two moments – descriptive and exploratory – was done in the Pre-Entrance Exam Preparation Course ( PVS) at UFCG and at Severino Cabral’s Elementary and Secondary State School. The corpus for the analysis was made up of a hundred answered exams, 50 from each school. The selection of the corpus was based on the official answer-sheet provided by the COMPROV, and we based our analysis on the following criteria: the answers which were closer to the ideal ones, those which were close to the expected ones, but with candidate’s writing having gaps, and the answers which were far from what was expected. At the end of the research, as we compared the official answer-sheet with the candidates’ answers regarding discursive questions on Brazilian Literature, we came to the conclusion that the whole reading of the literary works as well as their interactive study are of fundamental importance for the candidates’ performance in that type of question.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31541-
dc.date.accessioned2023-08-22T15:36:58Z-
dc.date.available2023-08-22-
dc.date.available2023-08-22T15:36:58Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de literatura na UFCGpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectVestibular UFCG 2009pt_BR
dc.subjectQuestão de vestibular - literaturapt_BR
dc.subjectTeaching Literature at UFCGpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectEntrance Exam UFCG 2009pt_BR
dc.subjectEntrance exam question - literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Amanda Ramalho de Freitas.-
dc.creatorNÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of literature and students’ performance in answering discursive questions at the UFCG’s college entrance exams.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Amanda Ramalho de Freitas; NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31541pt_BR
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ENSINO DE LITERATURA E O DESEMPENHO DOS VESTIBULANDOS - ANAIS CIC-UFCG 2009.pdfO ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG. - Anais CIC UFCG 2009556.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.