Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31542
Title: Educação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX.
Other Titles: Education and society: an analysis of anarchist thought in Brazil at the beginning of the twentieth century.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Denise Cristina.
NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.
Keywords: Movimento operário;Anarquismo;Trabalhadores;Pensamento anarquista no Brasil;Educação e sociedade;Labor movement;Anarchism;Workers;Anarchist thought in Brazil;Education and society
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Denise Cristina; NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino Nascimento. Educação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31542
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como foco principal refletir sobre as questões pedagógicas dos libertários no Brasil no início do século XX, período de intensas transformações sociais, políticas e econômicas. A analise foi realizada por um jornal operário e anarquista, A Plebe, da cidade de São Paulo, existente entre os anos de 1917 a 1935. Este jornal deixou um legado importante para a sociedade, junto ao movimento operário. O objetivo deste trabalho foi resgatar a reflexão de libertários no Brasil em relação à educação. A relevância desta pesquisa consiste no conhecimento da contribuição das propostas pedagógicas postas por anarquistas durante O período considerado. As copias do jornal A Plebe foram coletados do arquivo pessoal do orientador da pesquisa. Estes foram catalogados em ordem cronológica. Dentre os diversos temas debatidos nos artigos analisados, destaco: sociedade, igreja, Estado, escola, criança, professor, trabalho manual ao trabalho intelectual, ciência e arte, ensino e prática e outras visões sociais. Através da leitura destes artigos podemos compreender uma época importante para a formação das instituições brasileiras. Tendo como contribuição teórica um olhar divergente daquele apresentado por literaturas especializadas.
Abstract: This work has as main focus a reflection on pedagogical issues of the libertarian in Brazil at the beginning of the twentieth century, a period of intense social change, political and economic. The analysis was performed by a worker and anarchist newspaper, A Plebe (The Mob), in the city of São Paulo, between the years 1917 and 1935. This newspaper has left an important legacy to society, with the labor movement. The objective of this paper was to rescue the libertarian thinking in Brazil in relation to education. The relevance of this research consists in the knowledge of the contribution of pedagogical proposals made by anarchists during the period in study. Copies of the newspaper A Plebe were collected from the personal archive of mentor of the search. These ones were cataloged in chronological order. Among the many topics discussed in the analyzed articles, we can highlight: society, church, State, school, child, teacher, manual labor to intellectual labor, science and art, education teaching and practice and other social visions. By reading these articles, we can understand an important period for the formation of Brazilian institutions. Having as a theoretical contribution a different look from that shown by the specialized literatures.
Keywords: Movimento operário
Anarquismo
Trabalhadores
Pensamento anarquista no Brasil
Educação e sociedade
Labor movement
Anarchism
Workers
Anarchist thought in Brazil
Education and society
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia. Ciências Sociais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31542
Appears in Collections:VI CIC. UFCG - Artigos - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE - ANAIS CIC-UFCG 2009.pdfEducação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX. - Anais CIC UFCG 2009475.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.