Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo apresentar a experiência de um projeto de extensão de Inclusão Digital da Universidade Federal de Campina Grande Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, na inserção da Informática em uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz na cidade de Sumé, interior da Paraíba. O projeto de Inclusão Digital abrange o ensino médio da escola e aborda novas formas tecnológicas que auxiliem os alunos e professores a aprenderem a importância do uso da informática em suas vidas e a maneira correta de utilizá-las, servindo como uma ferramenta em sala de aula. Para tanto, fez-se uma parceria com a escola e os professores da universidade prepararam o material didático e capacitaram os alunos da UFCG para serem replicadores de conhecimento na escola. Assim, foi notória as dificuldades que os professores tiveram no âmbito tecnológico, comparada aos alunos que facilmente avançava de módulo, com isso conclui-se que a capacitação dos docentes é de extrema importância para que transmitam seus conhecimentos para os discentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqBiotecnologia.pt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Biotecnologia e Bioprocessos.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleAnálise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido.pt_BR
dc.date.issued2017
dc.description.abstractThis article has as one of its main objective introduce the experience of a extension project of Digital Inclusion by Federal University of Campina Grande (UFCG) at Semiárido's Sustainable Development Center, insertion of Informatic at the Professor José Gonçalves de Queiroz of High and Elementary State School in the city of Sumé, countryside of Paraíba. The project of digital inclusion covers the high school and approaches new tecnological ways that assists both students and teachers to learn the importance of the use of computing on their lives and the correct way to use them, serving as a tool inside of class. Therefore, a partnership was done between the school and the professors of university, where they prepared a didactic material and enable students of UFCG to be replicators of their knowledge at the State School of Sumé. Thus, it was evidente the dificulties that the teachers had on the tecnoligical field, compared to the students that could advance the subjects easily, thereby it's possible to conclude that the teachers' training is extreamily importante so that they can transmite theirs knowledge to students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561
dc.date.accessioned2023-08-22T17:58:34Z
dc.date.available2023-08-22
dc.date.available2023-08-22T17:58:34Z
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente escolar e inclusão digitalpt_BR
dc.subjectProjeto de extensãopt_BR
dc.subjectProjeto de inclusão digitalpt_BR
dc.subjectEscola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectDigital inclusionpt_BR
dc.subjectTechnology and educationpt_BR
dc.subjectSchool environment and digital inclusionpt_BR
dc.subjectExtension projectpt_BR
dc.subjectDigital inclusion projectpt_BR
dc.subjectProfessor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
dc.creatorOLIVEIRA, Daniele Joyce Pereira de.
dc.creatorSOUSA, Ingrid Braz de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the importance of digital inclusion in the school environment public of the semi-arid.pt_BR
dc.identifier.citationAnálise da importância de inclusão digital no ambiente escolar público do semiárido. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA E BIOPROCESSOS DO SEMIÁRIDO, 2., 2017, Sumé. Anais [...]. Sumé - PB, 2017. ISSN: 2359-1153. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31561pt_BR
Appears in Collections:Anais do II Simpósio de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos do Semiárido (II SENGEBBIO 2017)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DE INCLUSÃO DIGITAL - ANAIS II SENGEBBIO UFCG-CDSA 2017.pdfAnálise da importância de inclusão digital - ANAIS II SENGEBBIO UFCG-CDSA 2017.355.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.