Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31572
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1BATISTA, Larissa Santana.-
dc.contributor.advisor1IDBATISTA, L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9614700474947268pt_BR
dc.contributor.advisor-co1OLIVEIRA, Cibelly Garrido.-
dc.contributor.advisor-co1IDOLIVEIRA, C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9598009999772151pt_BR
dc.contributor.referee1BEZERRA, Ana Letícia Ramos.-
dc.contributor.referee2GONÇALVES, Savana Barbosa Vilar.-
dc.description.resumoO desenvolvimento da sociedade teve um crescimento a partir do século XXI. Entretanto, vários problemas interferem no meio urbano como barreira ao crescimento, sendo a falta de mobilidade urbana um deles. A cidade de Coremas-PB é semelhante a várias outras cidades brasileiras de pequeno porte, ela apresenta problemas recorrentes devido à intensa utilização de veículos particulares, contradizendo os princípios e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável. Além disso, o município carece de medidas por parte dos órgãos públicos para mitigar transtornos de mobilidade urbana. Portanto, este trabalho tem o intuído de analisar sob a perspectiva de pesquisas como o modal cicloviário pode ser incorporado ao cotidiano para realizar deslocamentos em Coremas, analisando se a implantação de uma ciclovia aumentaria a utilização de bicicleta, além de detectar os fatores os quais motivam e/ou impedem as pessoas de utilizá-la. Para tal, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário que foi aplicado a população através de visitas nas residências da população utilizando a plataforma Google Forms. Este instrumento possibilitou que o entrevistado respondesse que fatores motivam e impedem a utilização da bicicleta. Os dados obtidos nas entrevistas foram dispostos para análise, e observou-se que a implantação cicloviária induz a utilização da bicicleta como meio de transporte. O questionário mostrou que 34% da população do município utiliza bicicleta e que os mesmos ainda enfrentam problemas na sua utilização, tais como a falta de infraestruturas ligadas ao uso da bicicleta, falta de segurança, falta de sinalização e entre outros. O questionário possibilitou que a população mostrasse o ponto de vista em relação a esse modal, fazendo as devidas considerações sobre o problema, e por fim foi possível propor soluções e/ou melhorias para os problemas identificados a partir da análise das informações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAnálise da implantação de ciclovias no município de Coremas-PB segundo a percepção de potenciais usuários.pt_BR
dc.date.issued2023-07-27-
dc.description.abstractThe development of society has grown since the 21st century. However, several problems interfere in the urban environment as a barrier to growth, the lack of urban mobility being one of them. The city of Coremas-PB is similar to several other small Brazilian cities, it presents recurring problems due to the intense use of private vehicles, contradicting the principles and guidelines of the National Policy for Sustainable Urban Mobility. In addition, the municipality lacks measures by public agencies to mitigate urban mobility disorders. Therefore, this work intends to analyze, from a research perspective, how the cycleway modal can be incorporated into everyday life to carry out displacements in Coremas, analyzing whether the implementation of a cycleway would increase the use of bicycles, in addition to detecting the factors which motivate and/or prevent people from using it. To this end, a questionnaire was used as a research instrument that was applied to the population through visits to the population's homes using the Google Forms platform. This instrument allowed the interviewee to answer what factors motivate and prevent the use of bicycles. The data obtained in the interviews were available for analysis, and it was observed that the implementation of bicycle paths induces the use of bicycles as a means of transport. The questionnaire showed that 34% of the city's population uses bicycles and that they still face problems in their use, such as the lack of infrastructure related to bicycle use, lack of security, lack of signage, among others. The questionnaire allowed the population to show their point of view in relation to this modal, making due considerations about the problem, and finally it was possible to propose solutions and/or improvements for the problems identified from the analysis of the information.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31572-
dc.date.accessioned2023-08-22T19:47:14Z-
dc.date.available2023-08-22-
dc.date.available2023-08-22T19:47:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMobilidade urbana sustentávelpt_BR
dc.subjectSustainable urban mobilitypt_BR
dc.subjectBicicletaspt_BR
dc.subjectBicyclespt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectUrban planningpt_BR
dc.subjectSegurança viáriapt_BR
dc.subjectRoad safetypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROLIM NETO , Geraldo Leite.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the implantation of bicycle paths in the city of Coremas-PB according to the perception of potential users.pt_BR
dc.identifier.citationROLIM NETO, Geraldo Leite. Análise da implantação de ciclovias no município de Coremas-PB segundo a percepção de potenciais usuários. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CCTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GERALDO LEITE ROLIM NETO - TCC - ENGENHARIA CIVIL 2023.pdfGeraldo Leite Rolim Neto - TCC - Engenharia Civil 2023.2.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.