Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3159
Title: Medição de deslocamento utilizando um transformador diferencial variável linear baseada em técnicas de estimação.
Other Titles: Displacement measurement using a linear variable differential transformer based on estimation techniques.
???metadata.dc.creator???: COSTA JÚNIOR, Ademar Gonçalves da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ROCHA NETO, José Sérgio da.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Alexandre Cunha.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA FILHO, Eurico Bezerra de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: DEEP, Gurdip Singh.
Keywords: Sensores - Regulagem Automática.;Sensores de Deslocamento.;Estimação de Parâmetro - Engenharia Elétrica.;Condicionamento de Sinal - Engenharia Elétrica.;LVDT - Engenharia Elétrica.;Sensors - Automatic adjustment.;Displacement Sensors.;Parameter Estimation - Electrical Engineering.;Signal Conditioning - Electrical Engineering.;LVDT - Electrical Engineering.
Issue Date: Dec-2005
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA JÚNIOR, Ademar Gonçalves da. Medição de deslocamento utilizando um transformador diferencial variável linear baseada em técnicas de estimação. 2005. 113f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2005.
???metadata.dc.description.resumo???: O transformador diferencial variável linear (Linear Variable Differential Transformer, LVDT) é um sensor de deslocamento, do tipo indutivo, utilizado na medição de deslocamento linear. Com a aplicação de uma tensão ao enrolamento primário e com a movimentação do núcleo do LVDT, tem-se uma variação da indutância mútua entre os enrolamentos primário e secundários. Como conseqüência, tem-se uma tensão induzida nos enrolamentos secundários, proporcional a este deslocamento. Para que este sinal seja compatível com um sistema de aquisição de dados, necessita-se do seu condicionamento. Um LVDT comercial é vendido em conjunto com um condicionador de sinal, sistema este próprio do fabricante. O sistema é calibrado pelo fabricante e então utilizado pelo usuário. Várias técnicas para a realização do condicionamento do sinal do LVDT tem sido propostas. Nesta dissertação, propõe-se para a extração do sinal do deslocamento do LVDT, a técnica de estimação de parâmetros, baseada no modelo matemático do LVDT. O modelo matemático do LVDT é obtido através da lei de Kirchoff das tensões, aplicada ao seu circuito elétrico equivalente. Para a estimação dos parâmetros do LVDT, utiliza-se o modelo contínuo do tempo. Faz-se uma análise de sensibilidade paramétrica do modelo contínuo do LVDT. Os algoritmos de estimação utilizados nesta dissertação são os mínimos quadrados e sua versão recursiva. Através do desenvolvimento de dois métodos, que utilizam os parâmetros do modelo do LVDT como funções do deslocamento do LVDT, estima-se o sinal do deslocamento do seu núcleo. A técnica proposta é avaliada via simulação numérica. Finalmente, a técnica é avaliada através de experimentos, onde realiza-se uma análise semelhante aos estudos de simulação, que ilustram a viabilidade deste conceito de implementação.
Keywords: Sensores - Regulagem Automática.
Sensores de Deslocamento.
Estimação de Parâmetro - Engenharia Elétrica.
Condicionamento de Sinal - Engenharia Elétrica.
LVDT - Engenharia Elétrica.
Sensors - Automatic adjustment.
Displacement Sensors.
Parameter Estimation - Electrical Engineering.
Signal Conditioning - Electrical Engineering.
LVDT - Electrical Engineering.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3159
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADEMAR GONÇALVES DA COSTA JÚNIOR - DISSERTAÇÃO PPGEE 2005..pdfAdemar Gonçalves da Costa Júnior - Dissertação PPGEE 2005.1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.