Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31603
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOELHO, R. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8163837744263569pt_BR
dc.contributor.advisor1BATISTA, Larissa Santana.-
dc.contributor.advisor1IDBATISTA, L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9614700474947268pt_BR
dc.contributor.referee1GONÇALVES, Savana Barbosa Villar.-
dc.contributor.referee2BEZERRA, Ana Leticia Ramos.-
dc.description.resumoConforme os problemas ambientais, econômicos e sociais vão afetando negativamente a qualidade de vida nas cidades, torna-se cada vez mais necessário implementar princípios e diretrizes de sustentabilidade, além de monitorar os elementos que caracterizam o ambiente urbano. Nesse contexto, os indicadores de mobilidade urbana desempenham um papel fundamental ao fornecer conhecimento e informações necessárias para compreender os problemas e peculiaridades presentes nos centros urbanos. O objetivo principal desta pesquisa foi avaliar a mobilidade urbana sustentável da cidade de Pombal-PB, utilizando o Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) como ferramenta de análise. No total, foram calculados 59 dos 87 indicadores estabelecidos pelo Guia de Indicadores do IMUS. O valor encontrado para o IMUS Global foi de 0,281 em uma escala que varia de 0,00 a 1,00. Esse valor indica que a cidade não tem adotado políticas públicas com ações favoráveis à mobilidade urbana sustentável, mostrando que há espaço para melhorias no planejamento e implementação de medidas que promovam o deslocamento sustentável, considerando aspectos sociais, ambientais e econômicos. Embora o resultado geral para Pombal não tenha sido satisfatório, certos domínios, como "Tráfego e Circulação Urbana", apresentaram um bom desempenho e contribuíram positivamente para a mobilidade na cidade. Observou-se a falta de gerenciamento de dados, de uma Pesquisa Origem e Destino, e a inexistência de vias exclusivas para ciclistas e pedestres. Tudo isso evidencia a necessidade de melhorias nesse aspecto para promover uma mobilidade mais sustentável na cidade. O resultado do IMUS pode ser um importante instrumento para a implantação de políticas públicas municipais que busquem melhorar a mobilidade e a acessibilidade urbana. Além disso, o cálculo do índice pode ser aprimorado e novos indicadores podem ser incluídos em trabalhos futuros, visando uma análise mais abrangente e precisa da mobilidade urbana sustentável em Pombal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAnálise da aplicação do índice de mobilidade urbana sustentável (IMUS) na cidade de Pombal-PB.pt_BR
dc.date.issued2023-07-13-
dc.description.abstractAs environmental, economic, and social problems increasingly negatively affect the quality of life in cities, it becomes increasingly necessary to implement sustainability principles and guidelines, as well as monitor the elements that characterize the urban environment. In this context, urban mobility indicators play a fundamental role in providing knowledge and information necessary to understand the problems and peculiarities present in urban centers. The main objective of this research was to evaluate the sustainable urban mobility of the city of Pombal, Paraíba, using the Sustainable Urban Mobility Index (IMUS) as an analysis tool. In total, 59 out of the 87 indicators established by the IMUS Indicator Guide were calculated. The value obtained for the Global IMUS was 0.281 on a scale ranging from 0.00 to 1.00. This value indicates that the city has not adopted public policies with actions favorable to sustainable urban mobility, highlighting the need for improvements in the planning and implementation of measures that promote sustainable transportation, considering social, environmental, and economic aspects. Although the overall result for Pombal was not satisfactory, certain domains, such as "Traffic and Urban Circulation," showed good performance and contributed positively to mobility in the city. The lack of data management, an Origin and Destination Survey, and the absence of exclusive lanes for cyclists and pedestrians were observed. All of these factors highlight the need for improvements in this area to promote more sustainable mobility in the city. The result of the IMUS can be an important instrument for the implementation of municipal public policies aimed at improving urban mobility and accessibility. Furthermore, the calculation of the index can be enhanced, and new indicators can be included in future work to achieve a more comprehensive and accurate analysis of sustainable urban mobility in Pombal.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31603-
dc.date.accessioned2023-08-24T13:56:31Z-
dc.date.available2023-08-24-
dc.date.available2023-08-24T13:56:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectIndicadores de mobilidade urbanapt_BR
dc.subjectUrban mobility indicatorspt_BR
dc.subjectIMUSpt_BR
dc.subjectPombalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOELHO, Rafaela do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the application of the sustainable urban mobility index (IMUS) in the city of Pombal-PB.pt_BR
dc.identifier.citationCOELHO, Rafaela do Nascimento. Análise da aplicação do índice de mobilidade urbana sustentável (IMUS) na cidade de Pombal-PB. 2023. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CCTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAELA DO NASCIMENTO COELHO - TCC - ENGENHARIA CIVIL 2023.pdfRafaela do Nascimento Coelho – TCC – Engenharia Civil 2023.1.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.