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Title: Os conflitos legais entre o meio ambiente e o desenvolvimento com as operações de dragagem e os impactos no processo produtivo no Porto de Santos.
Other Titles: Legal conflicts between the environment and development with dredging operations and impacts on the production process in the Port of Santos.
???metadata.dc.creator???: RAYMUNDO, Julio Cesar.
MACHADO, Alexandre.
Keywords: Porto de Santos;Dragagem;Operações de dragagem;Conflitos - meio ambiente;Port of Santos;Dredging;Dredging operations;Conflicts - environment
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RAYMUNDO, Julio Cesar; MACHADO, Alexandre. Os conflitos legais entre o meio ambiente e o desenvolvimento com as operações de dragagem e os impactos no processo produtivo no Porto de Santos. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2016, Sumé- PB. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31664
???metadata.dc.description.resumo???: A dragagem portuária pode impactar de forma significativa na competitividade de um porto, terminal portuário, custo logístico pelo fato do serviço de atração e desatracação estar comprometido em detrimento do calado do navio, calado operacional na maré normal. A dragagem do porto de Santos há alguns anos foi estabelecida com uma das principais prioridades de Governo Federal, culminando no Plano Nacional de Dragagem I e II (PND) o porto de Santos foi dividido em trecho 1, 2 e 3 (que vão da barra até o armazém 6) posteriormente os trechos 4 e 5 que vão até a cidade de Cubatão. O setor de transporte marítimo internacional é responsável pelo transporte de mais de 90% do comércio mundial. Ao determinar o tamanho do navio a aportar, reflexos ocorreram diretamente na escolha de rotas comerciais, tendo em vista a profundidade necessária do canal, com vistas a atender o limite máximo de calado de cada embarcação deixamos de embarcar aproximadamente 900 contêineres por embarcação onerando o custo total, frete e diminuição da competitividade do porto e das empresas ali estabelecidas. Contudo, para que esse problema possa ser equacionado, deverá haver um comprometimento com a modernidade, o porto deve estar em permanente evolução e a conclusão dos planos de expansão consolidará a posição de porto concentrador e distribuidor em território brasileiro.
Keywords: Porto de Santos
Dragagem
Operações de dragagem
Conflitos - meio ambiente
Port of Santos
Dredging
Dredging operations
Conflicts - environment
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31664
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