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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31664
Title: | Os conflitos legais entre o meio ambiente e o desenvolvimento com as operações de dragagem e os impactos no processo produtivo no Porto de Santos. |
Other Titles: | Legal conflicts between the environment and development with dredging operations and impacts on the production process in the Port of Santos. |
???metadata.dc.creator???: | RAYMUNDO, Julio Cesar. MACHADO, Alexandre. |
Keywords: | Porto de Santos;Dragagem;Operações de dragagem;Conflitos - meio ambiente;Port of Santos;Dredging;Dredging operations;Conflicts - environment |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | RAYMUNDO, Julio Cesar; MACHADO, Alexandre. Os conflitos legais entre o meio ambiente e o desenvolvimento com as operações de dragagem e os impactos no processo produtivo no Porto de Santos. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2016, Sumé- PB. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31664 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A dragagem portuária pode impactar de forma significativa na competitividade de um porto, terminal portuário, custo logístico pelo fato do serviço de atração e desatracação estar comprometido em detrimento do calado do navio, calado operacional na maré normal. A dragagem do porto de Santos há alguns anos foi estabelecida com uma das principais prioridades de Governo Federal, culminando no Plano Nacional de Dragagem I e II (PND) o porto de Santos foi dividido em trecho 1, 2 e 3 (que vão da barra até o armazém 6) posteriormente os trechos 4 e 5 que vão até a cidade de Cubatão. O setor de transporte marítimo internacional é responsável pelo transporte de mais de 90% do comércio mundial. Ao determinar o tamanho do navio a aportar, reflexos ocorreram diretamente na escolha de rotas comerciais, tendo em vista a profundidade necessária do canal, com vistas a atender o limite máximo de calado de cada embarcação deixamos de embarcar aproximadamente 900 contêineres por embarcação onerando o custo total, frete e diminuição da competitividade do porto e das empresas ali estabelecidas. Contudo, para que esse problema possa ser equacionado, deverá haver um comprometimento com a modernidade, o porto deve estar em permanente evolução e a conclusão dos planos de expansão consolidará a posição de porto concentrador e distribuidor em território brasileiro. |
Keywords: | Porto de Santos Dragagem Operações de dragagem Conflitos - meio ambiente Port of Santos Dredging Dredging operations Conflicts - environment |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Engenharia de Produção. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31664 |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
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OS CONFLITOS LEGAIS ENTRE O MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO COM AS OPERAÇÕES DE DRAGAGEM - ANAIS V SIMEP ARTIGO 2017.pdf | Os conflitos legais entre o meio ambiente e o desenvolvimento com as operações de dragagem e os impactos no processo produtivo no Porto de Santos. - Anais V SIMEP Artigos 2017 | 227.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
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