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dc.creator.IDALVES, D. K. S. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3434452729924541pt_BR
dc.contributor.advisor1BATISTA, Larissa Santana.-
dc.contributor.advisor1IDBATISTA, L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9614700474947268pt_BR
dc.contributor.referee1CHAGAS, Rodrigo Mendes Patrício.-
dc.contributor.referee2CARVALHO, Carla Caroline Alves.-
dc.description.resumoO crescimento acelerado dos centros urbanos no Brasil se apresentou de forma muito rápida, fazendo com que o planejamento urbano não conseguisse acompanhar o mesmo. No munícipio de Itaporanga-PB não foi diferente. A cidade está com um tráfego de veículos maior, tanto pelo elevado número de habitantes, visto que possui 25 mil habitantes e é a cidade com maior número de pessoas da região, quanto por se tratar de uma cidade que é centro comercial de sua região, o Vale do Piancó, motivo que atrai pessoas das cidades circunzinhas todos os dias. Tendo isso em vista, foi possível observar a diminuição na fluidez do trânsito e o aumento de sinistros na cidade. Portanto, a implantação de um binário surge como opção para redução desses problemas. Desta forma, esse trabalho tem como conteúdo a aplicação de um binário nas ruas Praxedes Pitanga, Marechal Deodoro da Fônseca e Ananias Conserva. Para aplicação da metodologia foi realizado um estudo in loco dos conflitos e movimentos vigentes, inicialmente de forma geográfica e posteriormente caraterizando a malha viária, através de contagens volumetricas realizadas de forma manual. Após anásile dos conflitos de movimentos de tráfego, foi possível perceber que a implantação do Sistema Binário resultaria numa redução de 50% dos movimentos conflitantes, fazendo com que houvesse melhor a fluidez nas ruas citadas anteriormente, garantindo maior segurança para os habitantes e viagens com tempo reduzido. Pois, após contagem volumétrica, foi possível perceber que dois dos cruzamentos estudados estão com um fluxo de veículos muito intenso e, essa intensidade aliada ao maior número de conflitos nos cruzamentos não é algo benéfico. Portanto, tendo isso em vista, o binário surge sim como uma alternativa eficaz para problemática de Itaporanga – PB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEstudo técnico de viabilidade e projeto básico para implantação de binário de trânsito no município de Itaporanga/PB.pt_BR
dc.date.issued2023-07-13-
dc.description.abstractThe accelerated growth of urban centers in Brazil occurred very quickly, making urban planning unable to keep up with it. In the municipality of Itaporanga-PB it was no different. The city has a greater vehicle traffic, both due to the high number of inhabitants, since it has 25 thousand inhabitants and is the city with the largest number of people in the region, and because it is a city that is the commercial center of its region, the Vale do Piancó, reason that attracts people from the surrounding towns every day. With this in mind, it was possible to observe a decrease in traffic flow and an increase in claims in the city. Therefore, the implementation of a binary appears as an option to reduce these problems. In this way, this work has as content the application of a binary in the streets Praxedes Pitanga, Marechal Deodoro da Fônseca and Ananias Conserva. In order to apply the methodology, an in loco study of the current conflicts and movements was carried out, initially geographically and later characterizing the road network, through volumetric counts carried out manually. After analyzing the conflicts of traffic movements, it was possible to perceive that the implementation of the Binary System would result in a 50% reduction of conflicting movements, making the fluidity of the aforementioned streets better, guaranteeing greater safety for the inhabitants and timely travel. reduced. Because, after volumetric counting, it was possible to perceive that two of the intersections studied have a very intense flow of vehicles and, this intensity combined with the greater number of conflicts at the intersections is not something beneficial. Therefore, with that in mind, the binary does emerge as an effective alternative to the problem of Itaporanga - PB.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31678-
dc.date.accessioned2023-09-18T17:25:16Z-
dc.date.available2023-09-18-
dc.date.available2023-09-18T17:25:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectTraffic binarypt_BR
dc.subjectBinário de trânsitopt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectTransportpt_BR
dc.subjectContagem volumétricapt_BR
dc.subjectVolumetric countingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Daniel Kleivson Serafim Galdino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTechnical feasibility study and basic project for implementing a traffic binary in the municipality of Itaporanga/PB.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Daniel Kleivson Serafim Galdino. Estudo técnico de viabilidade e projeto básico para implantação de binário de trânsito no município de Itaporanga/PB. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CCTA

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DANIEL KLEIVSON SERAFIM GALDINO ALVES – TCC - ENGENHARIA CIVIL 2023.pdfDaniel Kleivson Serafim Galdino Alves – TCC -Engenharia Civil 2023. 1.76 MBAdobe PDFView/Open


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