Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3168
Title: Operação em paralelo de filtros ativos de potência shunt.
Other Titles: Parallel operation of active shunt power filters.
???metadata.dc.creator???: MACIEL, Alvaro de Medeiros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: JACOBINA, Cursino Brandão.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: SANTOS JÚNIOR, Euzeli Cipriano dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Alexandre Cunha.
???metadata.dc.contributor.referee3???: CORRÊA, Maurício Beltrão de Rossiter.
Keywords: Filtros Ativos.;Compensação de Harmônicos e Reativos.;Active Filters.;Harmonic and Reactive Compensation.
Issue Date: Aug-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MACIEL, Alvaro de Medeiros. Operação em paralelo de filtros ativos de potência shunt. 2009. 100f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho aborda os filtros ativos shunt com dois ou mais conversores fonte de tens˜ao operando em paralelo. Para esta possibilidade de opera¸c˜ao, este trabalho pretende propor duas topologias de filtros ativos shunt operando em paralelo: uma que utiliza dois conversores de filtro com dois barramentos distintos e a outra que utiliza dois conversores distintos, mas que compartilham um único barramento. A primeira topologia pode operar com os dois conversores funcionando com frequências distintas, um conversor de filtro ´e controlado somente para compensar o reativo fundamental da carga enquanto que o outro é controlado para compensar as componentes de corrente ativas e reativas harmônicas da carga. Além de compensar o conteúdo harmônico da carga, este segundo conversor tem por finalidade corrigir quaisquer distúrbios harmônicos originados pelo filtro de menor frequência. A depender da carga, o filtro de reativos pode processar correntes superiores ao filtro de harmônicos, o que implica numa redução nas perdas de chaveamento se comparada com a configuração padrão de filtro ativo de potência paralelo que utiliza somente um conversor fonte de tensão controlado tanto para compensar reativos quanto para reduzir harmônicos de corrente. A segunda topologia visa a contribuição na redução do número de componentes, além de permitir que o sistema filtro (composto de dois conversores fonte de tensão compartilhando um único barramento) possa operar com potências de carga superiores aos níveis de tensão e corrente dos dispositivos de mercado, já que é possível dividir a corrente de compensação entre os dois filtros. Neste tipo de topologia surge uma corrente de circulação entre os dois conversores de filtro e, atualmente, esta corrente de circulação é reduzida via indutores acoplados conectados aos reatores de filtro, mas neste trabalho é proposto um esquema de controle que elimina esta corrente de circulação, além da consequente estratégia PWM (Modulação por Largura de Pulso) com esta finalidade.
Keywords: Filtros Ativos.
Compensação de Harmônicos e Reativos.
Active Filters.
Harmonic and Reactive Compensation.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3168
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALVARO DE MEDEIROS MACIEL - DISSERTAÇÃO PPGEE 2009..pdfAlvaro de Medeiros Maciel - Dissertação PPGEE 2009.9.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.