Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31696
Title: Percepção dos discentes sobre o estilo de liderança dos docentes do campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
Other Titles: Students' perception of the leadership style of teachers at the João Pessoa campus of the Federal Institute of Paraíba (IFPB).
???metadata.dc.creator???: SILVA, Geymeesson Brito da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Rubênia de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Marconi Macri.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOARES, Joyce Aristércia Siqueira.
Keywords: Liderança;Estilos de Liderança;Liderança Docente;Leadership;Leadership Styles;Teacher Leadership
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Geymeesson Brito da. Percepção dos discentes sobre o estilo de liderança dos docentes do campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). 2023. 28fl. Artigo (Especialização em Administração Pública Municipal) - Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31696
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo buscou analisar a percepção dos discentes sobre o estilo de liderança dos docentes do Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online (survey), desenvolvido e estruturado no Google Forms. Os dados foram tratados com o auxílio do software SPSS e analisados por meio de estatísticas descritivas básicas, como frequência, média e desvio-padrão. Nos resultados, verificou-se uma amostra final de 121 respondentes (n=121), dos quais 48,8% destes pertencem ao sexo feminino. Observou-se que 37,1% estão faixa etária de idade entre 31 e 40 anos. Nota-se que 45,4% dos respondentes são casados e 65,3% dos respondentes possuem renda familiar mensal entre R$ 1.320,01 – R$ 3.960,00 e 52,9% são estudantes do curso de Bacharelado em Administração. Os resultados ainda demonstram relevância na temática abordada, pois observou-se que o estilo de liderança docente com maior índice de adesão em relação aos demais estilos no Campus João Pessoa do IFPB é a liderança transacional. Contudo, salienta-se que este estudo apresenta limitações ao se basear apenas na percepção dos discentes, no sentido em que estes tendem a centrar em aspectos seletivos para o seu benefício e interpretar a atuação dos docentes da maneira que lhes convém para justificarem a atuação perante o processo de ensino. Por fim, como sugestão para futuras pesquisas, aconselha-se que seja realizado um estudo sobre a teoria de traços da liderança, de modo mais abrangente, para que se possa entender o perfil de liderança de gestores e/ou coordenadores de cursos do Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) ou de outros campis desta importante instituição de ensino, buscando disseminar a temática da liderança docente.
Abstract: The present study sought to analyze the students' perception of the leadership style of the professors at Campus João Pessoa of the Federal Institute of Paraíba (IFPB). Data collection was performed through an online questionnaire (survey), developed and structured in Google Forms. Data were processed using the SPSS software and analyzed using basic descriptive statistics, such as frequency, mean and standard deviation. In the results, there was a final sample of 121 respondents (n=121), of which 48.8% were female. It was observed that 37.1% are aged between 31 and 40 years. It is noted that 45.4% of respondents are married, 65.3% of respondents have a monthly family income between R$ 1,320.01 – R$ 3,960.00 and 52.9% are students of the Bachelor of Business Administration course. The results still demonstrate relevance in the addressed theme, as it was observed that the teaching leadership style with the highest adherence rate in relation to the other styles in the João Pessoa Campus of the IFPB is the transactional leadership. However, it should be noted that this study has limitations as it is based only on the perception of students, in the sense that they tend to focus on selective aspects for their benefit and interpret the performance of professors in the way that suits them to justify their performance in the face of the teaching process. Finally, as a suggestion for future research, it is advisable to carry out a study on the theory of leadership traits, in a more comprehensive way, so that the leadership profile of managers and/or coordinators of courses at Campus João can be understood. Person from the Federal Institute of Paraíba (IFPB) or from other campuses of this important educational institution, seeking to disseminate the theme of teaching leadership.
Keywords: Liderança
Estilos de Liderança
Liderança Docente
Leadership
Leadership Styles
Teacher Leadership
???metadata.dc.subject.cnpq???: Especialização em Administração Pública Municipal
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31696
Appears in Collections:Especialização em Gestão e Administração Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Geymeesson Brito da Silva - TCC Especialização em Administração Pública Municipal (EAPM) CCJS 2023.pdfGeymeesson Brito da Silva - TCC Especialização em Administração Pública Municipal CCJS 2023284.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.