Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31756
Title: Utilização da análise de cluster como ferramenta auxiliar na avaliação qualidade em serviços por meio do SERVQUAL.
Other Titles: Use of cluster analysis as an auxiliary tool in assessing quality in services through SERVQUAL.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Anderson Barreto de Souza.
SANTOS, Elaine Maia.
SORIANO, Fabiano Rodrigues.
LIZARELLI, Fabiane Letícia.
Keywords: SERVQUAL;Qualidade em serviços;Ferramentas da qualidade;Análise de Clusters;K-means;Transporte coletivo - Ilhéus - BA;SERVQUAL;Quality in services;Quality tools;Cluster Analysis;K-means;Public transport - Ilhéus - BA
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Anderson Barreto de Souza; SANTOS, Elaine Maia; SORIANO, Fabiano Rodrigues; LIZARELLI, Fabiane Letícia. Utilização da análise de cluster como ferramenta auxiliar na avaliação qualidade em serviços por meio do SERVQUAL. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Sumé- PB. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31756
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho visa apresentar como a técnica estatística multivariada K-means para a formação de grupos pode ser utilizada para identificar a ocorrência de subgrupos dentro de uma amostra de usuários do serviço de transporte coletivo da cidade de Ilhéus-BA que avaliaram a qualidade do serviço de transporte por meio do SERVQUAL. Para a realização deste artigo foi selecionada uma amostra composta por 86 estudantes universitários que utilizam o transporte coletivo para se deslocarem de suas casas até a universidade. O modelo SERVQUAL de avaliação de qualidade em serviço foi adaptado para a avaliação do serviço de transporte. Ao realizar análises preliminares da qualidade estatística da amostra e uma análise de cluster hierárquica foi possível observar a existência de 4 grupos de respondentes, os respondentes foram separados nos quatro grupos com a utilização da técnica de k-means para analisar os 4 clusters formados e observar o desempenho dos GAPS de qualidade para cada um dos grupos de respondentes. Por fim, conclui-se que a aplicação desta técnica se mostrou eficaz para direcionar esforços de melhoria ou mesmo desenvolver novos serviços.
Keywords: SERVQUAL
Qualidade em serviços
Ferramentas da qualidade
Análise de Clusters
K-means
Transporte coletivo - Ilhéus - BA
SERVQUAL
Quality in services
Quality tools
Cluster Analysis
K-means
Public transport - Ilhéus - BA
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31756
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE DE CLUSTER COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA AVALIAÇÃO - ANAIS V SIMEP ARTIGO 2017.pdfUtilização da análise de cluster como ferramenta auxiliar na avaliação qualidade em serviços por meio do SERVQUAL. - Anais V SIMEP Artigo 2017137.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.