Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31756
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente trabalho visa apresentar como a técnica estatística multivariada K-means para a formação de grupos pode ser utilizada para identificar a ocorrência de subgrupos dentro de uma amostra de usuários do serviço de transporte coletivo da cidade de Ilhéus-BA que avaliaram a qualidade do serviço de transporte por meio do SERVQUAL. Para a realização deste artigo foi selecionada uma amostra composta por 86 estudantes universitários que utilizam o transporte coletivo para se deslocarem de suas casas até a universidade. O modelo SERVQUAL de avaliação de qualidade em serviço foi adaptado para a avaliação do serviço de transporte. Ao realizar análises preliminares da qualidade estatística da amostra e uma análise de cluster hierárquica foi possível observar a existência de 4 grupos de respondentes, os respondentes foram separados nos quatro grupos com a utilização da técnica de k-means para analisar os 4 clusters formados e observar o desempenho dos GAPS de qualidade para cada um dos grupos de respondentes. Por fim, conclui-se que a aplicação desta técnica se mostrou eficaz para direcionar esforços de melhoria ou mesmo desenvolver novos serviços.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.titleUtilização da análise de cluster como ferramenta auxiliar na avaliação qualidade em serviços por meio do SERVQUAL.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31756-
dc.date.accessioned2023-10-03T16:54:17Z-
dc.date.available2023-10-03-
dc.date.available2023-10-03T16:54:17Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectSERVQUALpt_BR
dc.subjectQualidade em serviçospt_BR
dc.subjectFerramentas da qualidadept_BR
dc.subjectAnálise de Clusterspt_BR
dc.subjectK-meanspt_BR
dc.subjectTransporte coletivo - Ilhéus - BApt_BR
dc.subjectSERVQUALpt_BR
dc.subjectQuality in servicespt_BR
dc.subjectQuality toolspt_BR
dc.subjectCluster Analysispt_BR
dc.subjectK-meanspt_BR
dc.subjectPublic transport - Ilhéus - BApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Anderson Barreto de Souza.-
dc.creatorSANTOS, Elaine Maia.-
dc.creatorSORIANO, Fabiano Rodrigues.-
dc.creatorLIZARELLI, Fabiane Letícia.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of cluster analysis as an auxiliary tool in assessing quality in services through SERVQUAL.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Anderson Barreto de Souza; SANTOS, Elaine Maia; SORIANO, Fabiano Rodrigues; LIZARELLI, Fabiane Letícia. Utilização da análise de cluster como ferramenta auxiliar na avaliação qualidade em serviços por meio do SERVQUAL. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Sumé- PB. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31756pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE DE CLUSTER COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA AVALIAÇÃO - ANAIS V SIMEP ARTIGO 2017.pdfUtilização da análise de cluster como ferramenta auxiliar na avaliação qualidade em serviços por meio do SERVQUAL. - Anais V SIMEP Artigo 2017137.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.