Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31766
Title: Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos.
Other Titles: Causes and strings: pedagogical resources beyond textbooks, such as reading and text comprehension strategies.
???metadata.dc.creator???: MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PINHEIRO , Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
Keywords: Gênero textual;Letramento;Cultura popular;Leitura e Compreensão;Oralidade;Linguística textual;Cultura popular;Literatura de cordel;Cordel
Issue Date: 30-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões. Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos. 2023. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver habilidades e competências de leitura e de compreensão de textos, através da oralidade, a partir dos gêneros causo e cordel. Acreditamos que o diálogo entre os conteúdos escolares e as vivências cotidianas dos alunos oportunizarão resultados exitosos no processo de leitura e compreensão de textos, por tratar da realidade vivida pelos discentes. Nesse viés, esse estudo, fundamenta-se, principalmente, na visão dos letramentos, ao considerar as práticas sociais do aluno e os aportes teóricos de Marcuschi e Dionísio (2007), Carvalho e Ferrerazi (2018), Soares (2022), Kleiman (1995), Geraldi (1996), Solé (2014), Cosson (2021), Cascudo (2006) e Marinho e Pinheiro (2012). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa por considerar a relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. É também explicativa, sendo que buscamos explicar a relevância da presença da oralidade e das práticas sociais no contexto educacional para o desenvolvimento da leitura e da compreensão de textos, e de natureza aplicada, pois, como resultado da nossa pesquisa, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, através de um caderno de atividades. O caderno apresentado é composto por cinco oficinas de leitura e compreensão de textos, elaboradas com base na sequência básica de Cosson (2021), com os gêneros orais causo e cordel, que servirá de suporte em sala de aula para professores do 6º ano do Ensino Fundamental. Com este, almejamos ampliar as possibilidades do trabalho de leitura e compreensão de textos e contribuir para o processo de desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
Abstract: This research aims to develop reading and comprehension skills through orality, focusing on the genres "causo" and "cordel." We believe that the dialogue between school contents and students' everyday experiences will lead to successful outcomes in the process of reading and understanding texts, as it addresses the reality lived by the learners. This study is mainly grounded in the perspective of literacy, considering the students' social practices and the theoretical contributions of Marcuschi and Dionísio (2007), Carvalho and Ferrerazi (2018), Soares (2022), Kleiman (1995), Geraldi (1996), Solé (2014), Cosson (2021), Cascudo (2006), and Marinho and Pinheiro (2012). It is bibliographic research with a qualitative approach, as it considers the dynamic relationship between the real world and the individual. It is also explanatory, seeking to explain the relevance of orality and social practices in the educational context for the development of reading and comprehension of texts. Furthermore, it is of applied nature, as we present a proposal for pedagogical intervention through an activity booklet as a result of our research. The booklet consists of five workshops for reading and comprehension of texts, based on Cosson's basic sequence (2021), using the oral genres "causo" and "cordel." It is intended to support 6th-grade teachers in the Elementary School classroom. With this initiative, we aim to broaden the possibilities for reading and understanding texts and contribute to the teaching and learning process.
Keywords: Gênero textual
Letramento
Cultura popular
Leitura e Compreensão
Oralidade
Linguística textual
Cultura popular
Literatura de cordel
Cordel
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31766
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JACKELINE FERREIRA SIMÕES MANGUEIRA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2023.pdfJackeline Ferreira Simões Mangueira. Dissertação PROFLETRAS. CFP 2023.4.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.