Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31766
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMANGUEIRA, J. F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4927918378516992pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Hérica Paiva.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Hérica Paiva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284pt_BR
dc.contributor.referee1PINHEIRO , Maria do Socorro.-
dc.contributor.referee2BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo desenvolver habilidades e competências de leitura e de compreensão de textos, através da oralidade, a partir dos gêneros causo e cordel. Acreditamos que o diálogo entre os conteúdos escolares e as vivências cotidianas dos alunos oportunizarão resultados exitosos no processo de leitura e compreensão de textos, por tratar da realidade vivida pelos discentes. Nesse viés, esse estudo, fundamenta-se, principalmente, na visão dos letramentos, ao considerar as práticas sociais do aluno e os aportes teóricos de Marcuschi e Dionísio (2007), Carvalho e Ferrerazi (2018), Soares (2022), Kleiman (1995), Geraldi (1996), Solé (2014), Cosson (2021), Cascudo (2006) e Marinho e Pinheiro (2012). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa por considerar a relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. É também explicativa, sendo que buscamos explicar a relevância da presença da oralidade e das práticas sociais no contexto educacional para o desenvolvimento da leitura e da compreensão de textos, e de natureza aplicada, pois, como resultado da nossa pesquisa, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, através de um caderno de atividades. O caderno apresentado é composto por cinco oficinas de leitura e compreensão de textos, elaboradas com base na sequência básica de Cosson (2021), com os gêneros orais causo e cordel, que servirá de suporte em sala de aula para professores do 6º ano do Ensino Fundamental. Com este, almejamos ampliar as possibilidades do trabalho de leitura e compreensão de textos e contribuir para o processo de desenvolvimento do ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleCausos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos.pt_BR
dc.date.issued2023-08-30-
dc.description.abstractThis research aims to develop reading and comprehension skills through orality, focusing on the genres "causo" and "cordel." We believe that the dialogue between school contents and students' everyday experiences will lead to successful outcomes in the process of reading and understanding texts, as it addresses the reality lived by the learners. This study is mainly grounded in the perspective of literacy, considering the students' social practices and the theoretical contributions of Marcuschi and Dionísio (2007), Carvalho and Ferrerazi (2018), Soares (2022), Kleiman (1995), Geraldi (1996), Solé (2014), Cosson (2021), Cascudo (2006), and Marinho and Pinheiro (2012). It is bibliographic research with a qualitative approach, as it considers the dynamic relationship between the real world and the individual. It is also explanatory, seeking to explain the relevance of orality and social practices in the educational context for the development of reading and comprehension of texts. Furthermore, it is of applied nature, as we present a proposal for pedagogical intervention through an activity booklet as a result of our research. The booklet consists of five workshops for reading and comprehension of texts, based on Cosson's basic sequence (2021), using the oral genres "causo" and "cordel." It is intended to support 6th-grade teachers in the Elementary School classroom. With this initiative, we aim to broaden the possibilities for reading and understanding texts and contribute to the teaching and learning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31766-
dc.date.accessioned2023-10-04T15:08:33Z-
dc.date.available2023-10-04-
dc.date.available2023-10-04T15:08:33Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectLeitura e Compreensãopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLinguística textualpt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCauses and strings: pedagogical resources beyond textbooks, such as reading and text comprehension strategies.pt_BR
dc.identifier.citationMANGUEIRA, Jackeline Ferreira Simões. Causos e cordéis: recursos pedagógicos para além dos livros didáticos, como estratégias de leitura e de compreensão de textos. 2023. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JACKELINE FERREIRA SIMÕES MANGUEIRA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2023.pdfJackeline Ferreira Simões Mangueira. Dissertação PROFLETRAS. CFP 2023.4.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.