Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31803
Title: Análise do perfil de saúde dos servidores de uma ifes: construção de indicadores de gestão estratégica de pessoas.
Other Titles: Analysis of the health profile of employees at an ifes: construction of strategic people management indicators.
???metadata.dc.creator???: SÁ, Moema Almeida de.
Keywords: Saúde do trabalhador;Recursos humanos;Servidor público;Gestão de pessoas;Gestão estratégica de pessoas;Saúde ocupacional;Saúde e qualidade de vida no trabalho;Worker's health;Human Resources;Public server;People management;Strategic people management;Occupational health;Health and quality of life at work;La santé du travailleur;Ressources humaines;Serveur public;Ressources humaines;Gestion stratégique des personnes;Santé au travail;Santé et qualité de vie au travail;Salud del trabajador;Empleado estatal;Gestión de personas;Gestión estratégica de personas;Salud Ocupacional;Salud y calidad de vida en el trabajo.
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SÁ, Moema Almeida de. Análise do perfil de saúde dos servidores de uma ifes: construção de indicadores de gestão estratégica de pessoas. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31803
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo, teve por objetivo analisar o perfil de saúde do servidor do Colégio Pedro II, para construção de indicadores que possam subsidiar a gestão integrada da Saúde Ocupacional e de Pessoas. Foi realizado uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratório de 2.537 licenças para tratamento de saúde de 750 servidores que geraram 21.018 dias de afastamentos das atividades laobrais no período de janeiro de 2012 a dezembro 2014. Resultados: A predominância das licenças para tratamento de saúde foram atribuídos às doenças: do sistema respiratório (14%), doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (11,6%) e doenças do sistema digestivo (9,6%). Os indicadores de absenteísmodoença (AD), demonstraram média anual de 20% de servidores afastados e duração média das licenças (DML) de 8 dias por episódio. Conclusão: O perfil ocupacional delineado aponta para a necessidade de ações e intervenções de saúde e segurança, reformulação de processos e política de recursos humanos, voltados para prevenção e qualidade de vida de todos os envolvidos.
Keywords: Saúde do trabalhador
Recursos humanos
Servidor público
Gestão de pessoas
Gestão estratégica de pessoas
Saúde ocupacional
Saúde e qualidade de vida no trabalho
Worker's health
Human Resources
Public server
People management
Strategic people management
Occupational health
Health and quality of life at work
La santé du travailleur
Ressources humaines
Serveur public
Ressources humaines
Gestion stratégique des personnes
Santé au travail
Santé et qualité de vie au travail
Salud del trabajador
Empleado estatal
Gestión de personas
Gestión estratégica de personas
Salud Ocupacional
Salud y calidad de vida en el trabajo.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31803
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANÁLISE DO PERFIL DE SAÚDE DOS SERVIDORES DE UMA IFES - ANAIS VI SIMEP ARTIGO 2018.pdfAnálise do perfil de saúde dos servidores de uma ifes - Anais VI SIMEP Artigo 2018.329.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.