Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31815
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEm meio a um mercado competitivo, deve-se buscar constantemente a realização de um gerenciamento de compras eficaz para preservar a continuidade da empresa no mercado, a partir da redução de custos e aumento do nível de serviço. Assim, a gestão de compras é uma atividade fundamental para o bom gerenciamento das organizações, que influencia diretamente nos seus estoques e no relacionamento com os clientes, estando relacionada ao sucesso da empresa. O presente trabalho tem como objetivo realizar o planejamento de compras de uma empresa que atua no varejo de autopeças, localizada no município de Currais Novos/RN, por meio da aplicação da curva ABC. Deste modo, realizou-se a aplicação da curva para observar as categorias que mais impactam nos custos de aquisição da firma. Os resultados evidenciam que 37 categorias pertencem a classe A e que estas correspondem a aproximadamente 80% do valor total investido em aquisições e, a partir desta análise, recomendou-se melhores procedimentos de compra para os itens da classe A, tais como a determinação do lote econômico de compra e do ponto de ressuprimento, o uso adequado do software e a parceira com fornecedores. A aplicação das recomendações resultará em diminuição dos custos de aquisição, disponibilidade do produto para o cliente final no momento em que este necessita e eliminação de estoques desnecessários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleAplicação da curva ABC para planejamento de compras: estudo de caso em uma empresa de autopeças na cidade de Currais Novos/RN.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31815-
dc.date.accessioned2023-10-05T21:27:15Z-
dc.date.available2023-10-05-
dc.date.available2023-10-05T21:27:15Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectGestão de compraspt_BR
dc.subjectCurva ABCpt_BR
dc.subjectGestão de estoquespt_BR
dc.subjectCurrais Novos - RN - empresa de autopeçaspt_BR
dc.subjectPurchasing managementpt_BR
dc.subjectABC curvept_BR
dc.subjectInventory managementpt_BR
dc.subjectCurrais Novos - RN - auto parts companypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Társila Cavalcante.-
dc.creatorARAÚJO, Maria Creuza Borges de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplication of the ABC curve for purchasing planning: case study in an auto parts company in the city of Currais Novos/RN.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Társila Cavalcante; ARAÚJO, Maria Creuza Borges de. Aplicação da curva ABC para planejamento de compras: estudo de caso em uma empresa de autopeças na cidade de Currais Novos/RN. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31815pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APLICAÇÃO DA CURVA ABC PARA PLANEJAMENTO DE COMPRAS - ANAIS VI SIMEP ARTIGO 2018.pdfAplicação da curva abc para planejamento de compras: estudo de caso em uma empresa de autopeças na cidade de Currais Novos/RN. - Anais VI SIMEP Artigo 2018144.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.