Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31823
Title: Escola do campo ou escola no campo: o caso da escola João Izidro de Sousa.
Other Titles: Country school or school in the countryside: the case of the João Izidro de school Sousa.
???metadata.dc.creator???: SILVA, José Vinícius Soares da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Maria Edilara Batista de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
Keywords: Educação do campo;Escola João Izidro de Sousa;Movimentos sociais do campo;Espaço agrário brasileiro;Escola rural;Semiárido nordestino - escola do campo;Comunidades rurais;Rural education;João Izidro de Sousa School;Rural social movements;Brazilian agrarian space;rural school;Northeast semiarid - country school;Rural communities
Issue Date: 20-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, José Vinícius Soares da. Escola do campo ou escola no campo: o caso da escola João Izidro de Sousa. 2023. 55f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Trata-se do estudo histórico de todo o processo de luta dos povos do campo por uma educação do campo digna, através dos movimentos sociais que estão ativos no nosso país. A pesquisa busca compreender a formação do espaço agrário, explorando o desenvolvimento da Escola João Izidro de Sousa como escola do campo e os desafios enfrentados por colaboradores. A relevância desta pesquisa reside na abordagem das lutas de movimentos sociais e sindicais que influenciaram políticas públicas em prol de uma educação de qualidade nas áreas rurais. utilizando abordagem qualitativa, a pesquisa emprega análise bibliográfica e documental para explorar o contexto histórico e o cadastramento das escolas do campo, construindo reflexões teóricas com potencial aplicabilidade prática. Com o estudo é possível acompanhar o desenvolvimento histórico e político do espaço agrário brasileiro, desde a colonização até o início da modernização da agricultura. A melhoria da educação e das condições de vida emerge como demandas cruciais das comunidades rurais, buscando atenção por meio de políticas públicas influenciadas pelos movimentos sociais ao longo da história. Essas políticas visam abordar questões sociais e contradições resultantes da acumulação de capital no campo. A Educação desempenha um papel crucial como ponto de partida para impulsionar a mudança social.
Abstract: This is the historical study of the entire process of struggle of rural peoples for a dignified rural education, through the social movements that are active in our country. The research seeks to understand the formation of the agrarian space, exploring the development of Escola João Izidro de Sousa as a rural school and the challenges faced by collaborators. The relevance of this research resides in the approach to the struggles of social and union movements that influenced public policies in favor of quality education in rural areas. using a qualitative approach, the research employs bibliographical and documentary analysis to explore the historical context and the registration of rural schools, building theoretical reflections with potential practical applicability. With the study it is possible to follow the historical and political development of the Brazilian agrarian space, from colonization to the beginning of the modernization of agriculture. The improvement of education and living conditions emerges as crucial demands of rural communities, seeking attention through public policies influenced by social movements throughout history. These policies aim to address social issues and contradictions resulting from capital accumulation in the countryside. Education plays a crucial role as a starting point for driving social change.
Keywords: Educação do campo
Escola João Izidro de Sousa
Movimentos sociais do campo
Espaço agrário brasileiro
Escola rural
Semiárido nordestino - escola do campo
Comunidades rurais
Rural education
João Izidro de Sousa School
Rural social movements
Brazilian agrarian space
rural school
Northeast semiarid - country school
Rural communities
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31823
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ VINICIUS SOARES DA SILVA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2023.pdf José Vinícius Soares da Silva. Monografia Geografia. CFP 2023.479.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.