Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31835
Title: Aplicação de ferramentas gerenciais como estratégias administrativas: um estudo de caso em uma empresa familiar de pequeno porte.
Other Titles: Application of management tools as administrative strategies: a case study in a small family business.
???metadata.dc.creator???: SALES, Gabriel Fernandes.
SOUSA, Hugo Heiji Suehara de.
Keywords: Ferramentas gerenciais;Planejamento estratégico;Pequenas empresas;Competitividade;Estudo de caso;Empresa familiar de pequeno porte;Management tools;Strategic planning;Small business;Competitiveness;Case study;Small family business;Herramientas administrativas;Planificación estratégica;Pequeños negocios;Competitividad;Estudio de caso;Pequeña empresa familiar;Outils de gestion;Planification stratégique;Petite entreprise;Compétitivité;Étude de cas;Petite entreprise familiale
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SALES, Gabriel Fernandes; SOUSA, Hugo Heiji Suehara de. Aplicação de ferramentas gerenciais como estratégias administrativas: um estudo de caso em uma empresa familiar de pequeno porte. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31835
???metadata.dc.description.resumo???: A busca pela competitividade tem sido um dos principais desafios enfrentados pelas empresas no cenário atual, conseguir manter estratégias administrativas que agreguem valor ao produto e tragam um diferencial para a organização é uma atividade que exige muita cautela na administração e no planejamento estratégico. Portanto, a utilização de diferentes ferramentas estratégicas e métodos de gestão podem ser uma das alternativas mais eficazes para obter-se os melhores resultados no gerenciamento da empresa. O principal objetivo deste artigo concentra-se na aplicação de ferramentas gerenciais para empresas de pequeno porte, onde é mais comum identificar-se a necessidade da criação de estratégias para se manterem mais resistentes perante os concorrentes maiores. O estudo foi realizado em uma pequena empresa fabricante de gaiolas artesanais no Sul de Minas Gerais, trata-se de uma empresa tradicional e familiar presente no mercado a mais de 24 anos, porém vem encontrando impasses na área de atuação devido à falta de utilização de ferramentas para elaboração das estratégias competitivas. Para realização da pesquisa foi aplicado três ferramentas estratégicas básicas na criação de um planejamento empresarial, sendo elas: missão, visão e valores, cinco forças de Porter e a matriz SWOT, com o intuito de buscar uma visão mais flexível e tornar as estratégias dessa empresa ainda mais eficazes.
Keywords: Ferramentas gerenciais
Planejamento estratégico
Pequenas empresas
Competitividade
Estudo de caso
Empresa familiar de pequeno porte
Management tools
Strategic planning
Small business
Competitiveness
Case study
Small family business
Herramientas administrativas
Planificación estratégica
Pequeños negocios
Competitividad
Estudio de caso
Pequeña empresa familiar
Outils de gestion
Planification stratégique
Petite entreprise
Compétitivité
Étude de cas
Petite entreprise familiale
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31835
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS COMO ESTRATÉGIAS - ANAIS VI SIMEP ARTIGO 2018.pdfAplicação de ferramentas gerenciais como estratégias - Anais VI SIMEP Artigo 2018.229.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.