Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31856
Title: Ler e compreender fábulas: uma proposta de intervenção em turmas do 3º ano do ensino fundamental.
Other Titles: Reading and understanding fables: an intervention proposal in 3rd year elementary school classes.
???metadata.dc.creator???: DIAS, Maria Anailsa dos Santos Furtado.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA , Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
Keywords: Gênero textual;Alfabetização;Fábulas;Letramento;Prática de leitura;Compreensão de texto;Formação do leitor;Alfabetização - Brasil - história;Compreensão de fábulas;Text genre;Literacy;Fables;Literacy;Reading practice;Text comprehension;Reader training;Literacy - Brazil - history;Understanding fables
Issue Date: 12-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DIAS, Maria Anailsa dos Santos Furtado. Ler e compreender fábulas: uma proposta de intervenção em turmas do 3º ano do ensino fundamental. 2023. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa traz reflexões sobre a importância do incentivo às práticas de leitura e compreensão de textos para aquisição da competência leitora. Como objetivo geral pretendemos abordar sobre as práticas de leitura e compreensão de textos na perspectiva dos letramentos em turmas do 3º ano do ensino fundamental. O aporte teórico da pesquisa está pautado principalmente em Mortatti (2006), no que se refere a história da alfabetização na ótica dos métodos sintético e analítico; Soares (2003, 2010) e Kleiman (2005, 2007), no que tange aos conceitos e contribuições da alfabetização e do letramento; Marcuschi (2003, 2005, 2007, 2010), Antunes (2003, 2009), Bagno (2006), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), no que se refere aos gêneros textuais. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico de abordagem qualitativa, pois permite analisar os dados de forma sistemática para entender os conteúdos através de classificação das categorias encontradas (GIL, 2008). Como resultado da pesquisa, apresentamos uma proposta de intervenção direcionada aos professores do 3º ano do ensino fundamental do município de São José de Piranhas - PB. Tal proposta é constituída por cinco oficinas, produzidas a partir do gênero fábula, que envolve a leitura e compreensão de textos na perspectiva dos letramentos. Com isso, pretendemos oferecer aos nossos alunos uma prática leitora significativa capaz de formá-los como cidadãos críticos para atuar na sociedade.
Abstract: This research brings reflections on the importance of encouraging reading practices and understanding texts for the acquisition of reading competence. As a general objective, we intend to address the practices of reading and understanding texts from the perspective of literacies in classes of the 3º year of elementary school. The research's theoretical contribution is based mainly on Mortatti (2006), regarding the history of literacy from the perspective of synthetic and analytical methods; Soares (2003, 2010) and Kleiman (2005, 2007), regarding the concepts and contributions of literacy and literacy; Marcuschi (2003, 2005, 2007, 2010), Antunes (2003, 2009), Bagno (2006), the National Curricular Parameters (PCN, 1997) and the National Common Curricular Base (BNCC, 2017), with regard to genres textual. This is a bibliographic research with a qualitative approach, as it allows analyzing the data systematically to understand the contents through the classification of the categories found (GIL, 2008). As a result of the research, we present an intervention proposal aimed at teachers of the 3rd year of elementary school in the municipality of São José de Piranhas - PB. This proposal consists of five workshops, produced from the fable genre, which involves reading and understanding texts from the perspective of literacies. With this, we intend to offer our students a meaningful reading practice capable of forming them as critical citizens to act in society.
Keywords: Gênero textual
Alfabetização
Fábulas
Letramento
Prática de leitura
Compreensão de texto
Formação do leitor
Alfabetização - Brasil - história
Compreensão de fábulas
Text genre
Literacy
Fables
Literacy
Reading practice
Text comprehension
Reader training
Literacy - Brazil - history
Understanding fables
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31856
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ANAILSA DOS SANTOS FURTADO DIAS. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2023.pdfMaria Anailsa dos Santos Furtado Dias. Dissertação PROFLETRAS. CFP. 2023.3.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.