Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31890
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, J. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8584909051497117pt_BR
dc.contributor.advisor1MARTINS, Maria de Fátima.-
dc.contributor.advisor1IDMARTINS, M. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764682036707991pt_BR
dc.contributor.referee1MARACAJÁ , Kettrin Farias Bem.-
dc.contributor.referee2BARBOSA , Maria de Fátima Nóbrega.-
dc.contributor.referee3FREITAS , Lúcia Santana de.-
dc.contributor.referee4SILVA, Anielson Barbosa da.-
dc.description.resumoA sustentabilidade é uma temática que vem crescendo nos últimos anos. Desde a década de 70 se expandiu rapidamente em razão dos impactos ambientais provocados pelo crescimento econômico, produção em massa e uso constante dos recursos naturais. Em 2015, a Organização das Nações Unidas acordou com seus países representantes um pacto global firmado na Agenda 2030, onde ficou estabelecido um conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em razão de seu potencial transformador da sociedade, as universidades são reconhecidas como catalisadoras neste processo. Particularmente, as universidades federais abarcam uma maior responsabilidade, em função da sua missão social. Por esta razão, pesquisadores vem direcionando seus estudos com foco na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), dirigido ao Ensino Superior. Contudo, foi identificada uma lacuna literária que auxilie a gestão universitária visando tornar as universidades organizações sustentáveis. O presente estudo, portanto, tem como objetivo principal propor um modelo de desenvolvimento de competências para sustentabilidade na gestão de Universidades Públicas Federais. Como principais resultados foi sistematizado um Inventário de Competências para Sustentabilidade e proposto um conjunto de comportamentos observáveis como descritos de competências para avaliação em nível individual. Já para avaliação em nível organizacional foi proposto um conjunto de Indicadores de Competências para Sustentabilidade, validado por gestores de universidades federais. Por fim, foram apresentadas diretrizes estratégicas para o desenvolvimento de competências para sustentabilidade, visando preparar os gestores universitários a implantarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no âmbito das universidades federais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, quantitativa e qualitativa, com contribuições teóricas, metodológicas e práticas, porque abarca aspectos conceituais, na medida em que amplia a perspectiva metodológica com procedimentos que podem contribuir para a elaboração e execução de programas de formação de gestores e conduzir novas pesquisas nesta temática e, ainda, apresenta soluções práticas para o alcance de universidades sustentáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqRecursos Naturais.pt_BR
dc.titleModelo de desenvolvimento de competências para sustentabilidade na gestão de universidades públicas federais.pt_BR
dc.date.issued2023-06-07-
dc.description.abstractSustainability is a topic that has been growing in recent years. Since the 1970s, it has expanded rapidly due to the environmental impacts caused by economic growth, mass production, and constant use of natural resources. In 2015, the United Nations agreed with its representative countries to a global pact signed in the 2030 Agenda, establishing a set of Sustainable Development Goals (SDGs). Due to their potential to transform society, universities are recognized as catalysts. Mainly, federal universities assume greater responsibility due to their social mission. For this reason, researchers have been directing their studies focusing on Education for Sustainable Development (EDS) aimed at Higher Education. However, a literary gap was identified that helps university management to make universities sustainable organizations. Therefore, the main objective of this study is to propose a model for developing skills for sustainability in the direction of Federal Public Universities. An Inventory of Competencies for Sustainability was systematized, and a set of observable behaviors was proposed as competencies for individual evaluation. As for the assessment at the organizational level, a group of Competence Indicators for Sustainability was offered and validated by managers of federal universities. Finally, strategic guidelines were presented for the development of skills for sustainability to prepare university managers to implement the Sustainable Development Goals within the scope of federal universities. This is an exploratory, descriptive, quantitative, and qualitative research with theoretical, methodological, and practical contributions because it encompasses conceptual aspects insofar as it expands the methodological perspective with procedures that can contribute to the elaboration and execution of training programs for managers and conduct new research on this topic, and presents practical solutions for achieving sustainable universities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31890-
dc.date.accessioned2023-10-09T19:13:42Z-
dc.date.available2023-10-09-
dc.date.available2023-10-09T19:13:42Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectCompetências para sustentabilidadept_BR
dc.subjectObjetivos de desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectUniversidades públicas federaispt_BR
dc.subjectCompetencies for sustainabilitypt_BR
dc.subjectSustainable development goalspt_BR
dc.subjectFederal public universitiespt_BR
dc.subjectCompetencias para la sustentabilidadpt_BR
dc.subjectObjetivos de desarrollo sustentablept_BR
dc.subjectUniversidades públicas federalespt_BR
dc.subjectCompétences pour la durabilitépt_BR
dc.subjectObjectifs de développement durablept_BR
dc.subjectUniversités publiques fédéralespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIRA, Jandmara de Oliveira Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeModel for developing skills for sustainability in the management of federal public universities.pt_BR
dc.identifier.citationLIRA, Jandmara de Oliveira Lima. Modelo de desenvolvimento de competências para sustentabilidade na gestão de universidades públicas federais.. 2023. 206 f. Tese (Doutorado em Recursos Naturais) – Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANDMARA DE OLIVEIRA LIMA LIRA – TESE (PPGEGRN)2023.pdf6.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.