Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31926
Title: Educação geográfica nas escolas do campo do semiárido: relatos da experiência da produção e experimentação de recursos didáticos contextualizados no ensino de Geografia.
Other Titles: Geographic education in schools in the semi-arid countryside: reports on the experience of producing and experimenting with teaching resources contextualized in the teaching of Geography.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
SOARES, Antonio Carlos Soares de.
NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
Keywords: Educação geográfica;Ensino de Geografia;Geografia e Educação;Relatos de experiência - ensino de Geografia;Escolas do campo do semiárido;Recursos didáticos contextualizados;Semiárido;Geographic education;Teaching Geography;Geography and Education;Experience reports - Geography teaching;Semiarid countryside schools;Contextualized teaching resources;Semi-arid
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; SOARES, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Educação geográfica nas escolas do campo do semiárido: relatos da experiência da produção e experimentação de recursos didáticos contextualizados no ensino de Geografia. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E V ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, 1., 2019. Anais [...]. João Pessoa - PB: Editora da UFPB, 2020. ISBN: 978-85-237-1549-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31926
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de Geografia nas escolas do campo do Semiárido é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo – PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa- Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaram-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina.
Keywords: Educação geográfica
Ensino de Geografia
Geografia e Educação
Relatos de experiência - ensino de Geografia
Escolas do campo do semiárido
Recursos didáticos contextualizados
Semiárido
Geographic education
Teaching Geography
Geography and Education
Experience reports - Geography teaching
Semiarid countryside schools
Contextualized teaching resources
Semi-arid
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação do Campo.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31926
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NAS ESCOLAS DO SEMIÁRIDO - ANAIS CDSA 2020.pdfEducação geográfica nas escolas do campo do semiárido: relatos da experiência da produção e experimentação de recursos didáticos contextualizados no ensino de Geografia. - Anais CDSA 202645.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.