Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31926
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO ensino de Geografia nas escolas do campo do Semiárido é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo – PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa- Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaram-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campo.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleEducação geográfica nas escolas do campo do semiárido: relatos da experiência da produção e experimentação de recursos didáticos contextualizados no ensino de Geografia.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31926-
dc.date.accessioned2023-10-10T18:56:56Z-
dc.date.available2023-10-10-
dc.date.available2023-10-10T18:56:56Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia e Educaçãopt_BR
dc.subjectRelatos de experiência - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectEscolas do campo do semiáridopt_BR
dc.subjectRecursos didáticos contextualizadospt_BR
dc.subjectSemiáridopt_BR
dc.subjectGeographic educationpt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectGeography and Educationpt_BR
dc.subjectExperience reports - Geography teachingpt_BR
dc.subjectSemiarid countryside schoolspt_BR
dc.subjectContextualized teaching resourcespt_BR
dc.subjectSemi-aridpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.creatorSOARES, Antonio Carlos Soares de.-
dc.creatorNOGUEIRA, Rosicreide Soares.-
dc.creatorFARIAS, Tiago José Vasconcelos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGeographic education in schools in the semi-arid countryside: reports on the experience of producing and experimenting with teaching resources contextualized in the teaching of Geography.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiano Custódio de; SOARES, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Educação geográfica nas escolas do campo do semiárido: relatos da experiência da produção e experimentação de recursos didáticos contextualizados no ensino de Geografia. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E V ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, 1., 2019. Anais [...]. João Pessoa - PB: Editora da UFPB, 2020. ISBN: 978-85-237-1549-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31926pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NAS ESCOLAS DO SEMIÁRIDO - ANAIS CDSA 2020.pdfEducação geográfica nas escolas do campo do semiárido: relatos da experiência da produção e experimentação de recursos didáticos contextualizados no ensino de Geografia. - Anais CDSA 202645.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.