Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31928
Title: Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido.
Other Titles: Experience in the production and experimentation of teaching resources in the teaching of Geography in schools in the semi-arid countryside.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
MOTA, Antonio Carlos Soares de.
NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
Keywords: Escolas do campo do semiárido;Ensino de Geografia - escolas do campo;Recursos didáticos - produção;Semiárido - escolas do campo;Escola Municipal Idelfonso Anselmo da Silva - Amparo - PB;Semiarid countryside schools;Teaching Geography - rural schools;Teaching resources - production;Semi-arid - rural schools;Idelfonso Anselmo da Silva Municipal School - Amparo - PB
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS - CONAPESC, 4. 2019. Anais. Campina Grande - PB: Realize Eventos, 2019. ISSN: 2525-6696. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31928
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de Geografia nas escolas do campo do Semiárido é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo – PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensinoaprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaramse um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina.
Keywords: Escolas do campo do semiárido
Ensino de Geografia - escolas do campo
Recursos didáticos - produção
Semiárido - escolas do campo
Escola Municipal Idelfonso Anselmo da Silva - Amparo - PB
Semiarid countryside schools
Teaching Geography - rural schools
Teaching resources - production
Semi-arid - rural schools
Idelfonso Anselmo da Silva Municipal School - Amparo - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação do Campo.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31928
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS - ANAIS CDSA 2019.pdfExperiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido. - Anais CDSA 2019506.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.