Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31935
Title: Produção e experimentação de recurso didático no ensino de Geografia Física para as escolas do campo: a representação da bacia hidrográfica do semiárido por meio de maquetes.
Other Titles: Production and experimentation of a teaching resource in the teaching of Physical Geography for rural schools: the representation of the semi-arid river basin through models.
???metadata.dc.creator???: MOTA, Antonio Carlos Soares de.
NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
Keywords: Ensino de Geografia Física;Recursos didáticos contextualizados;Maquete como recurso didático;Mediação;Processo de ensino-aprendizagem;Bacia Hidrográfica do Semiárido - maquete;Educação contextualizada;Maquetes contextualizadas;Escola Estadual Maria Balbina Pereira - Santa Luzia do Cariri;Escola do campo;Teaching Physical Geography;Contextualized teaching resources;Model as a teaching resource;Mediation;Teaching-learning process;Semiarid Hydrographic Basin - model;Contextualized education;Contextualized mockups;Maria Balbina Pereira State School - Santa Luzia do Cariri;Country school
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de; OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. Produção e experimentação de recurso didático no ensino de Geografia Física para as escolas do campo: a representação da bacia hidrográfica do semiárido por meio de maquetes. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS - CONAPESC, 6. 2021. Anais. Campina Grande: Realize Editora, 2021. ISSN: 2525-6696 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31935
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa, intitulada “Produção e experimentação de recurso didático no ensino de geografia física para as escolas do campo: a representação da bacia hidrográfica do semiárido por meio de maquetes” teve por objetivo produzir e experimentar maquetes contextualizadas que abordam a Geografia Física, especificamente a bacia hidrográfica do Semiárido e sua implicação no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula através da mediação. A mesma foi realizada na Escola Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, município de Serra Branca-PB, utilizando os princípios da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação. Verificamos que a produção e a experimentação das maquetes construídas e aplicadas no âmbito desta pesquisa contribuíram significativamente para que os estudantes compreendessem a importância do estudo das bacias hidrográficas, sobretudo no Semiárido, e suas implicações no contexto dos mesmos. Processo todo esse, mediado e potencializado pelo uso das maquetes em sala de aula.
Keywords: Ensino de Geografia Física
Recursos didáticos contextualizados
Maquete como recurso didático
Mediação
Processo de ensino-aprendizagem
Bacia Hidrográfica do Semiárido - maquete
Educação contextualizada
Maquetes contextualizadas
Escola Estadual Maria Balbina Pereira - Santa Luzia do Cariri
Escola do campo
Teaching Physical Geography
Contextualized teaching resources
Model as a teaching resource
Mediation
Teaching-learning process
Semiarid Hydrographic Basin - model
Contextualized education
Contextualized mockups
Maria Balbina Pereira State School - Santa Luzia do Cariri
Country school
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação do Campo.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31935
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO - ANAIS CDSA 2021.pdfProdução e experimentação de recurso didático - ANAIS CDSA 2021437.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.