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Title: Proposta de melhoria no serviço de atendimento de uma mercearia utilizando o MASP.
Other Titles: Proposal to improve the customer service of a grocery store using MASP.
???metadata.dc.creator???: PINTO, Natália Fernandes.
MARCHI, Thassia Vieira.
PINTO, Sarita Hauck Menezes.
DOMITH, Marcelo Tadeu.
APARECIDA, Tainara de Mesquita Silva.
Keywords: Método de análise e solução de problemas - MASP;Ferramentas da qualidade;Ciclo PDCA;Plano de ação 5W1H;Mercearia;Problem analysis and solution method - MASP;Quality tools;PDCA Cycle;5W1H Action Plan;Grocery store
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PINTO, Natália Fernandes; MARCHI, Thassia Vieira; PINTO, Sarita Hauck Menezes; DOMITH, Marcelo Tadeu; APARECIDA, Tainara de Mesquita Silva. Proposta de melhoria no serviço de atendimento de uma mercearia utilizando o MASP. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31968
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo foi realizado em uma mercearia, localizada na cidade de Juiz de Fora - MG. A pesquisa teve como objetivo identificar os principais potenciais de melhorias no estabelecimento. Para isso, optou-se pela utilização do método de análise e solução de problemas (MASP), por meio da primeira etapa do ciclo PDCA, o Plan. Na primeira etapa da pesquisa, foram utilizadas referências bibliográficas que serviram de base para o desenvolvimento do estudo. Posteriormente, com a elaboração e aplicação de um questionário aos clientes frequentes do estabelecimento, e com auxilio das ferramentas da qualidade, como o diagrama de causa e efeito e o gráfico de Pareto, foi feito um levantamento de dados que levaram as possíveis causas dos efeitos indesejados pelos consumidores. A partir destas causas, foi desenvolvido um plano de ação (5W1H), com o objetivo de propor uma solução para os principais problemas encontrados. Elaborado o Plano de ação, conclui-se que alguns pontos falhos necessitam de uma correção imediata, como: a falta de agilidade no caixa, aparência ruim da loja e desorganização dos produtos.
Keywords: Método de análise e solução de problemas - MASP
Ferramentas da qualidade
Ciclo PDCA
Plano de ação 5W1H
Mercearia
Problem analysis and solution method - MASP
Quality tools
PDCA Cycle
5W1H Action Plan
Grocery store
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31968
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PROPOSTA DE MELHORIA NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO DE UMA MERCEARIA UTILIZANDO O MASP - ANAIS VI SIMEP ARTIGO 2018.pdfProposta de melhoria no serviço de atendimento de uma mercearia utilizando o MASP. - Anais VI SIMEP Artigo 2018327.34 kBAdobe PDFView/Open


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