Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31968
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente estudo foi realizado em uma mercearia, localizada na cidade de Juiz de Fora - MG. A pesquisa teve como objetivo identificar os principais potenciais de melhorias no estabelecimento. Para isso, optou-se pela utilização do método de análise e solução de problemas (MASP), por meio da primeira etapa do ciclo PDCA, o Plan. Na primeira etapa da pesquisa, foram utilizadas referências bibliográficas que serviram de base para o desenvolvimento do estudo. Posteriormente, com a elaboração e aplicação de um questionário aos clientes frequentes do estabelecimento, e com auxilio das ferramentas da qualidade, como o diagrama de causa e efeito e o gráfico de Pareto, foi feito um levantamento de dados que levaram as possíveis causas dos efeitos indesejados pelos consumidores. A partir destas causas, foi desenvolvido um plano de ação (5W1H), com o objetivo de propor uma solução para os principais problemas encontrados. Elaborado o Plano de ação, conclui-se que alguns pontos falhos necessitam de uma correção imediata, como: a falta de agilidade no caixa, aparência ruim da loja e desorganização dos produtos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleProposta de melhoria no serviço de atendimento de uma mercearia utilizando o MASP.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31968-
dc.date.accessioned2023-10-11T16:42:33Z-
dc.date.available2023-10-11-
dc.date.available2023-10-11T16:42:33Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMétodo de análise e solução de problemas - MASPpt_BR
dc.subjectFerramentas da qualidadept_BR
dc.subjectCiclo PDCApt_BR
dc.subjectPlano de ação 5W1Hpt_BR
dc.subjectMerceariapt_BR
dc.subjectProblem analysis and solution method - MASPpt_BR
dc.subjectQuality toolspt_BR
dc.subjectPDCA Cyclept_BR
dc.subject5W1H Action Planpt_BR
dc.subjectGrocery storept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPINTO, Natália Fernandes.-
dc.creatorMARCHI, Thassia Vieira.-
dc.creatorPINTO, Sarita Hauck Menezes.-
dc.creatorDOMITH, Marcelo Tadeu.-
dc.creatorAPARECIDA, Tainara de Mesquita Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProposal to improve the customer service of a grocery store using MASP.pt_BR
dc.identifier.citationPINTO, Natália Fernandes; MARCHI, Thassia Vieira; PINTO, Sarita Hauck Menezes; DOMITH, Marcelo Tadeu; APARECIDA, Tainara de Mesquita Silva. Proposta de melhoria no serviço de atendimento de uma mercearia utilizando o MASP. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31968pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROPOSTA DE MELHORIA NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO DE UMA MERCEARIA UTILIZANDO O MASP - ANAIS VI SIMEP ARTIGO 2018.pdfProposta de melhoria no serviço de atendimento de uma mercearia utilizando o MASP. - Anais VI SIMEP Artigo 2018327.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.