Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31991
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | caráter restritivo da movimentação dos trens na via férrea constitui um grande desafio ao planejamento da capacidade de transporte ferroviário. Nesse contexto, os terminais ferroviários apresentam-se comumente como gargalo da operação ferroviária. Este trabalho apresenta uma análise estatística dos resultados obtidos a partir da simulação de um modelo de movimentação de trens da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), previamente concebido e validado. Por meio de uma Análise de Variância (ANOVA) realizada no software estatístico Minitab® foi possível investigar a influência do número de linhas auxiliares de espera em um terminal de carregamento de trens de minério de ferro no tempo de ciclo médio destes trens. O presente estudo demonstrou que certos incrementos na oferta de linhas auxiliares no terminal de carregamento podem promover melhorias estatisticamente significativas no tempo de ciclo médio dos trens. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia de Produção. | pt_BR |
dc.citation.issue | 6 | pt_BR |
dc.title | Uma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31991 | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-11T21:15:31Z | - |
dc.date.available | 2023-10-11 | - |
dc.date.available | 2023-10-11T21:15:31Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Operação ferroviária | pt_BR |
dc.subject | Análise de variância | pt_BR |
dc.subject | Testes de hipóteses | pt_BR |
dc.subject | Ferrovia de Integração Oeste Leste - FIOL | pt_BR |
dc.subject | Software Minitab® | pt_BR |
dc.subject | Trens de minério de ferro | pt_BR |
dc.subject | Pátio de carregamento de trens | pt_BR |
dc.subject | Sistema logístico - trens | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias | pt_BR |
dc.subject | Logística ferroviária | pt_BR |
dc.subject | Railway operation | pt_BR |
dc.subject | Variance analysis | pt_BR |
dc.subject | Hypothesis testing | pt_BR |
dc.subject | West East Integration Railway - FIOL | pt_BR |
dc.subject | Minitab® Software | pt_BR |
dc.subject | Iron ore trains | pt_BR |
dc.subject | Train loading yard | pt_BR |
dc.subject | Logistics system - trains | pt_BR |
dc.subject | Railways | pt_BR |
dc.subject | Railway logistics | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PEDREIRA JÚNIOR, Jorge Ubirajara. | - |
dc.creator | MELO, Marcello Calado Vieira de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | An inferential analysis on the impact of the number of waiting lines in a loading yard on the iron ore train cycle. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PEDREIRA JÚNIOR, Jorge Ubirajara; MELO, Marcello Calado Vieira de. Uma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31991 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UMA ANÁLISE INFERENCIAL SOBRE O IMPACTO DA QUANTIDADE DE LINHAS - ANAIS VI SIMEP ARTIGO 2018.pdf | Uma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro. - Anais VI SIMEP Artigo 2018 | 344.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.