Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31991
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumocaráter restritivo da movimentação dos trens na via férrea constitui um grande desafio ao planejamento da capacidade de transporte ferroviário. Nesse contexto, os terminais ferroviários apresentam-se comumente como gargalo da operação ferroviária. Este trabalho apresenta uma análise estatística dos resultados obtidos a partir da simulação de um modelo de movimentação de trens da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), previamente concebido e validado. Por meio de uma Análise de Variância (ANOVA) realizada no software estatístico Minitab® foi possível investigar a influência do número de linhas auxiliares de espera em um terminal de carregamento de trens de minério de ferro no tempo de ciclo médio destes trens. O presente estudo demonstrou que certos incrementos na oferta de linhas auxiliares no terminal de carregamento podem promover melhorias estatisticamente significativas no tempo de ciclo médio dos trens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleUma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31991-
dc.date.accessioned2023-10-11T21:15:31Z-
dc.date.available2023-10-11-
dc.date.available2023-10-11T21:15:31Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectOperação ferroviáriapt_BR
dc.subjectAnálise de variânciapt_BR
dc.subjectTestes de hipótesespt_BR
dc.subjectFerrovia de Integração Oeste Leste - FIOLpt_BR
dc.subjectSoftware Minitab®pt_BR
dc.subjectTrens de minério de ferropt_BR
dc.subjectPátio de carregamento de trenspt_BR
dc.subjectSistema logístico - trenspt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectLogística ferroviáriapt_BR
dc.subjectRailway operationpt_BR
dc.subjectVariance analysispt_BR
dc.subjectHypothesis testingpt_BR
dc.subjectWest East Integration Railway - FIOLpt_BR
dc.subjectMinitab® Softwarept_BR
dc.subjectIron ore trainspt_BR
dc.subjectTrain loading yardpt_BR
dc.subjectLogistics system - trainspt_BR
dc.subjectRailwayspt_BR
dc.subjectRailway logisticspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEDREIRA JÚNIOR, Jorge Ubirajara.-
dc.creatorMELO, Marcello Calado Vieira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn inferential analysis on the impact of the number of waiting lines in a loading yard on the iron ore train cycle.pt_BR
dc.identifier.citationPEDREIRA JÚNIOR, Jorge Ubirajara; MELO, Marcello Calado Vieira de. Uma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31991pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UMA ANÁLISE INFERENCIAL SOBRE O IMPACTO DA QUANTIDADE DE LINHAS - ANAIS VI SIMEP ARTIGO 2018.pdfUma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro. - Anais VI SIMEP Artigo 2018344.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.