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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31991
Title: | Uma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro. |
Other Titles: | An inferential analysis on the impact of the number of waiting lines in a loading yard on the iron ore train cycle. |
???metadata.dc.creator???: | PEDREIRA JÚNIOR, Jorge Ubirajara. MELO, Marcello Calado Vieira de. |
Keywords: | Operação ferroviária;Análise de variância;Testes de hipóteses;Ferrovia de Integração Oeste Leste - FIOL;Software Minitab®;Trens de minério de ferro;Pátio de carregamento de trens;Sistema logístico - trens;Ferrovias;Logística ferroviária;Railway operation;Variance analysis;Hypothesis testing;West East Integration Railway - FIOL;Minitab® Software;Iron ore trains;Train loading yard;Logistics system - trains;Railways;Railway logistics |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | PEDREIRA JÚNIOR, Jorge Ubirajara; MELO, Marcello Calado Vieira de. Uma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31991 |
???metadata.dc.description.resumo???: | caráter restritivo da movimentação dos trens na via férrea constitui um grande desafio ao planejamento da capacidade de transporte ferroviário. Nesse contexto, os terminais ferroviários apresentam-se comumente como gargalo da operação ferroviária. Este trabalho apresenta uma análise estatística dos resultados obtidos a partir da simulação de um modelo de movimentação de trens da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), previamente concebido e validado. Por meio de uma Análise de Variância (ANOVA) realizada no software estatístico Minitab® foi possível investigar a influência do número de linhas auxiliares de espera em um terminal de carregamento de trens de minério de ferro no tempo de ciclo médio destes trens. O presente estudo demonstrou que certos incrementos na oferta de linhas auxiliares no terminal de carregamento podem promover melhorias estatisticamente significativas no tempo de ciclo médio dos trens. |
Keywords: | Operação ferroviária Análise de variância Testes de hipóteses Ferrovia de Integração Oeste Leste - FIOL Software Minitab® Trens de minério de ferro Pátio de carregamento de trens Sistema logístico - trens Ferrovias Logística ferroviária Railway operation Variance analysis Hypothesis testing West East Integration Railway - FIOL Minitab® Software Iron ore trains Train loading yard Logistics system - trains Railways Railway logistics |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Engenharia de Produção. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31991 |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
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UMA ANÁLISE INFERENCIAL SOBRE O IMPACTO DA QUANTIDADE DE LINHAS - ANAIS VI SIMEP ARTIGO 2018.pdf | Uma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro. - Anais VI SIMEP Artigo 2018 | 344.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
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