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Title: Uma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro.
Other Titles: An inferential analysis on the impact of the number of waiting lines in a loading yard on the iron ore train cycle.
???metadata.dc.creator???: PEDREIRA JÚNIOR, Jorge Ubirajara.
MELO, Marcello Calado Vieira de.
Keywords: Operação ferroviária;Análise de variância;Testes de hipóteses;Ferrovia de Integração Oeste Leste - FIOL;Software Minitab®;Trens de minério de ferro;Pátio de carregamento de trens;Sistema logístico - trens;Ferrovias;Logística ferroviária;Railway operation;Variance analysis;Hypothesis testing;West East Integration Railway - FIOL;Minitab® Software;Iron ore trains;Train loading yard;Logistics system - trains;Railways;Railway logistics
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEDREIRA JÚNIOR, Jorge Ubirajara; MELO, Marcello Calado Vieira de. Uma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31991
???metadata.dc.description.resumo???: caráter restritivo da movimentação dos trens na via férrea constitui um grande desafio ao planejamento da capacidade de transporte ferroviário. Nesse contexto, os terminais ferroviários apresentam-se comumente como gargalo da operação ferroviária. Este trabalho apresenta uma análise estatística dos resultados obtidos a partir da simulação de um modelo de movimentação de trens da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), previamente concebido e validado. Por meio de uma Análise de Variância (ANOVA) realizada no software estatístico Minitab® foi possível investigar a influência do número de linhas auxiliares de espera em um terminal de carregamento de trens de minério de ferro no tempo de ciclo médio destes trens. O presente estudo demonstrou que certos incrementos na oferta de linhas auxiliares no terminal de carregamento podem promover melhorias estatisticamente significativas no tempo de ciclo médio dos trens.
Keywords: Operação ferroviária
Análise de variância
Testes de hipóteses
Ferrovia de Integração Oeste Leste - FIOL
Software Minitab®
Trens de minério de ferro
Pátio de carregamento de trens
Sistema logístico - trens
Ferrovias
Logística ferroviária
Railway operation
Variance analysis
Hypothesis testing
West East Integration Railway - FIOL
Minitab® Software
Iron ore trains
Train loading yard
Logistics system - trains
Railways
Railway logistics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31991
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UMA ANÁLISE INFERENCIAL SOBRE O IMPACTO DA QUANTIDADE DE LINHAS - ANAIS VI SIMEP ARTIGO 2018.pdfUma análise inferencial sobre o impacto da quantidade de linhas de espera em um pátio de carregamento no ciclo dos trens de minério de ferro. - Anais VI SIMEP Artigo 2018344.11 kBAdobe PDFView/Open


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