Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049
Title: Análise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia.
Other Titles: Analysis of gender equality in Engineering education.
???metadata.dc.creator???: DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.
COSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel.
FRANZINI FILHO, Carlos Roberto.
VIEIRA, Jane Luchtenberg.
NIGOSKY, Karoliny de Castro.
Keywords: Mulheres na Engenharia;Igualdade de gênero - Engenharia;Ensino em Engenharia - igualdade de gênero;Women in Engineering;Gender equality - Engineering;Engineering Education - gender equality
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin; COSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel; FRANZINI FILHO, Carlos Roberto; VIEIRA, Jane Luchtenberg; NIGOSKY, Karoliny de Castro. Análise da igualdade de gênero no ensino em engenharia. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049
???metadata.dc.description.resumo???: Nas últimas décadas, a mulher tem aumentado consideravelmente a sua participação no mercado de trabalho, uma vez que a força física deixou de ser requisito imprescindível aos trabalhadores em geral. O processo de feminização do trabalho não corresponde a um fenômeno novo, porém, as desigualdades salariais e de hierarquia em comparação aos homens persistem. Na tentativa de minimizar tais adversidades, gradativamente a mulher vem buscando um aperfeiçoamento de suas atividades profissionais e a igualdade de gênero possui grande relevância para democratização do ensino em engenharia. No Brasil, observa-se uma força tarefa da ONU, sendo que um dos 17 objetivos propostos para o desenvolvimento sustentável previsto na Agenda 2030 é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Diante deste cenário, este artigo propõe-se a analisar o perfil de alunos dos cursos de engenharia em função do gênero. Para atingir ao objetivo proposto, uma pesquisa teórico/conceitual foi realizada a partir de dados fornecidos por uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada no Estado de São Paulo, de alunos dos cursos de: Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Os resultados apurados apontam para os aspectos relacionados a realidade da distribuição dos alunos de acordo com o gênero nos cursos de Engenharia ofertado pela IES pesquisada e espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para o aprimoramento das práticas que fortaleçam a igualdade de gênero dentro da engenharia.
Keywords: Mulheres na Engenharia
Igualdade de gênero - Engenharia
Ensino em Engenharia - igualdade de gênero
Women in Engineering
Gender equality - Engineering
Engineering Education - gender equality
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANÁLISE DA IGUALDADE DE GENÊRO NO ENSINO EM ENGENHARIA - ANAIS VII SIMEP ARTIGO 2019.pdfAnálise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia. - Anais VII SIMEP Artigo 2019152.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.