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dc.description.resumoNas últimas décadas, a mulher tem aumentado consideravelmente a sua participação no mercado de trabalho, uma vez que a força física deixou de ser requisito imprescindível aos trabalhadores em geral. O processo de feminização do trabalho não corresponde a um fenômeno novo, porém, as desigualdades salariais e de hierarquia em comparação aos homens persistem. Na tentativa de minimizar tais adversidades, gradativamente a mulher vem buscando um aperfeiçoamento de suas atividades profissionais e a igualdade de gênero possui grande relevância para democratização do ensino em engenharia. No Brasil, observa-se uma força tarefa da ONU, sendo que um dos 17 objetivos propostos para o desenvolvimento sustentável previsto na Agenda 2030 é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Diante deste cenário, este artigo propõe-se a analisar o perfil de alunos dos cursos de engenharia em função do gênero. Para atingir ao objetivo proposto, uma pesquisa teórico/conceitual foi realizada a partir de dados fornecidos por uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada no Estado de São Paulo, de alunos dos cursos de: Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Os resultados apurados apontam para os aspectos relacionados a realidade da distribuição dos alunos de acordo com o gênero nos cursos de Engenharia ofertado pela IES pesquisada e espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para o aprimoramento das práticas que fortaleçam a igualdade de gênero dentro da engenharia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue7pt_BR
dc.titleAnálise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049-
dc.date.accessioned2023-10-16T16:10:18Z-
dc.date.available2023-10-16-
dc.date.available2023-10-16T16:10:18Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMulheres na Engenhariapt_BR
dc.subjectIgualdade de gênero - Engenhariapt_BR
dc.subjectEnsino em Engenharia - igualdade de gêneropt_BR
dc.subjectWomen in Engineeringpt_BR
dc.subjectGender equality - Engineeringpt_BR
dc.subjectEngineering Education - gender equalitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.-
dc.creatorCOSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel.-
dc.creatorFRANZINI FILHO, Carlos Roberto.-
dc.creatorVIEIRA, Jane Luchtenberg.-
dc.creatorNIGOSKY, Karoliny de Castro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of gender equality in Engineering education.pt_BR
dc.identifier.citationDELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin; COSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel; FRANZINI FILHO, Carlos Roberto; VIEIRA, Jane Luchtenberg; NIGOSKY, Karoliny de Castro. Análise da igualdade de gênero no ensino em engenharia. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049pt_BR
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ANÁLISE DA IGUALDADE DE GENÊRO NO ENSINO EM ENGENHARIA - ANAIS VII SIMEP ARTIGO 2019.pdfAnálise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia. - Anais VII SIMEP Artigo 2019152.62 kBAdobe PDFView/Open


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