Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Nas últimas décadas, a mulher tem aumentado consideravelmente a sua participação no mercado de trabalho, uma vez que a força física deixou de ser requisito imprescindível aos trabalhadores em geral. O processo de feminização do trabalho não corresponde a um fenômeno novo, porém, as desigualdades salariais e de hierarquia em comparação aos homens persistem. Na tentativa de minimizar tais adversidades, gradativamente a mulher vem buscando um aperfeiçoamento de suas atividades profissionais e a igualdade de gênero possui grande relevância para democratização do ensino em engenharia. No Brasil, observa-se uma força tarefa da ONU, sendo que um dos 17 objetivos propostos para o desenvolvimento sustentável previsto na Agenda 2030 é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Diante deste cenário, este artigo propõe-se a analisar o perfil de alunos dos cursos de engenharia em função do gênero. Para atingir ao objetivo proposto, uma pesquisa teórico/conceitual foi realizada a partir de dados fornecidos por uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada no Estado de São Paulo, de alunos dos cursos de: Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Os resultados apurados apontam para os aspectos relacionados a realidade da distribuição dos alunos de acordo com o gênero nos cursos de Engenharia ofertado pela IES pesquisada e espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para o aprimoramento das práticas que fortaleçam a igualdade de gênero dentro da engenharia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia de Produção. | pt_BR |
dc.citation.issue | 7 | pt_BR |
dc.title | Análise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049 | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T16:10:18Z | - |
dc.date.available | 2023-10-16 | - |
dc.date.available | 2023-10-16T16:10:18Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Mulheres na Engenharia | pt_BR |
dc.subject | Igualdade de gênero - Engenharia | pt_BR |
dc.subject | Ensino em Engenharia - igualdade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Women in Engineering | pt_BR |
dc.subject | Gender equality - Engineering | pt_BR |
dc.subject | Engineering Education - gender equality | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin. | - |
dc.creator | COSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel. | - |
dc.creator | FRANZINI FILHO, Carlos Roberto. | - |
dc.creator | VIEIRA, Jane Luchtenberg. | - |
dc.creator | NIGOSKY, Karoliny de Castro. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of gender equality in Engineering education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin; COSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel; FRANZINI FILHO, Carlos Roberto; VIEIRA, Jane Luchtenberg; NIGOSKY, Karoliny de Castro. Análise da igualdade de gênero no ensino em engenharia. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANÁLISE DA IGUALDADE DE GENÊRO NO ENSINO EM ENGENHARIA - ANAIS VII SIMEP ARTIGO 2019.pdf | Análise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia. - Anais VII SIMEP Artigo 2019 | 152.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.