Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32070
Title: Design de serviço no desenvolvimento de artefato digital para o setor de transporte escolar privado na cidade de Campina Grande – PB.
Other Titles: Service design in the development of a digital artifact for the private school transport sector in the city of Campina Grande – PB.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Filipe Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Pablo Marcel de Arruda.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA , Itamar Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SAMPAIO, João Nunes.
Keywords: Design de serviço;Experiência do usuário;Serviços;Transporte escolar;Service design;User experience;Services;School transportation;Diseño de servicio;Experiencia de usuario;Servicios;Transporte escolar;Conception de services;Expérience utilisateur;Prestations de service;Bus scolaire
Issue Date: 4-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Filipe Soares. Design de serviço no desenvolvimento de artefato digital para o setor de transporte escolar privado na cidade de Campina Grande – PB. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é um estudo de caso da aplicação do Design de Serviços no setor de transporte escolar privado de Campina Grande – PB, que teve como objetivo desenvolver um artefato digital que contribua para a melhoria da experiência do usuário no serviço de transporte escolar privado. O recorte utilizado foi o período entre 2015 e 2023, entretanto, devido à pandemia do Covid-19, ocorreu à suspensão das atividades escolares durante os anos de 2020 e 2021. A justificativa se dá em função de que a área do Design de Serviço promover contribuições tanto para o meio organizacional, que pode se valer de como o Design pode ser uma nova forma de se pensar, quanto ao meio acadêmico, ampliando discussões a respeito da temática. O procedimento metodológico adotado foi desenvolvido em duas fases, a primeira das quais consistiu no desenvolvimento do referencial teórico a partir do levantamento de literatura pertinente. Isto permitiu caracterizar a pesquisa como aplicada, de abordagem fenomenológica, com linha teórica baseada na premissa construtivista e com objetivos de cunho exploratório. A segunda fase contou com quatro etapas sendo elas: pesquisa, ideação, prototipação e implementação, e visou compreender as necessidades dos usuários para desenvolver o artefato digital. Na etapa de pesquisa foram coletadas informações para compreensão do perfil dos usuários sendo estes: 32 estudantes, 36 responsáveis e 20 transportadores. A partir da ferramenta Personas, foi possível construir arquétipos que representam estes grupos. Na ideação foram geradas alternativas, a partir das ferramentas de Brainstorming, Blueprint de serviço, Jornada do usuário e sitemap, para estruturar o artefato digital. Na terceira etapa ocorreu a prototipação, no software Figma, com a definição da arquitetura do sistema e, por fim, na implementação, ocorreu o teste com os usuários, em que houve teste com 5 representantes de cada grupo envolvido no processo do serviço. Os resultados foram alcançados através da aplicabilidade da abordagem do Design de Serviço proposto por Stickdorn, por meio do qual, a partir da coleta e interpretação dos dados e através do auxílio das ferramentas propostas, foi verificado que é possível construir um artefato que promove a melhoria tanto para o serviço em questão quanto para os usuários.
Abstract: This work is a case study of the application of Service Design in the private school transportation sector in Campina Grande – PB. Its objective was to develop a digital artifact that contributes to enhancing the user experience in private school transportation services. The study focused on the period between 2015 and 2023, but due to the covid-19 pandemic, school activities were suspended during 2020 and 2021. The justification for this research lies in the fact that Service Design offers valuable contributions to both the organizational field, as it provides a new way of thinking, and the academic field, by expanding discussions on the subject. The methodological procedure adopted was developed in two phases. The first phase involved building the theoretical framework based on relevant literature, characterizing the research as applied, with a phenomenological approach, and a theoretical foundation rooted in constructivist premises, with exploratory objectives. The second phase comprised four stages: research, ideation, prototyping, and implementation. The goal was to understand the users’ needs in order to develop a digital artifact. In the research stage, information was collected to comprehend the user profiles, including 32 students, 36 guardians, and 20 transporters. Based on the Personas tool archetypes to represent these user groups were created. During the ideation phase, various alternatives were generated using Brainstorming tools, service Blueprints, user journey mapping, and sitemaps to structure the digital artifact. The third stage involved prototyping the artifact in the Figma software, defining the system’s architecture. Finally, in the implementation stage, the digital artifact was tested with 5 representatives from each user group involved in the service process. The results were achieved by applying the Service Design approach proposed by Stickdorn. Through data collection, interpretation, and the use of proposed tools, it was confirmed that it is possible to create an artifact that improves both the service in question and the user’s experience.
Keywords: Design de serviço
Experiência do usuário
Serviços
Transporte escolar
Service design
User experience
Services
School transportation
Diseño de servicio
Experiencia de usuario
Servicios
Transporte escolar
Conception de services
Expérience utilisateur
Prestations de service
Bus scolaire
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32070
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FILIPE SOARES DANTAS – DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2023.pdf9.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.