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Title: Design e mobilidade urbana: a experiência do usuário em interfaces de aplicativos baseado em localização para transporte público.
Other Titles: Design and urban mobility: user experience in location-based application interfaces for public transport.
???metadata.dc.creator???: GUEDES, João Pedro Morais.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTA ROSA, José Guilherme da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VELOSO, Ísis Tatiane de Barros Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: QUARESMA, Maria Manuela Rupp.
Keywords: Experiência do usuário (UX);Mobilidade urbana;Interfaces;User experience (UX);Urban mobility;Interface;Mobilidad urbana;Expérience utilisateur (UX);Mobilité urbaine
Issue Date: 22-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GUEDES, João Pedro Morais. DDesign e mobilidade urbana: a experiência do usuário em interfaces de aplicativos baseado em localização para transporte público. 2023. 161 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como objetivo geral propor diretrizes para projetos de interfaces gráficas para sistemas de comunicação de mobilidade urbana perante a avaliação da Experiência do Usuário (UX) em interfaces de aplicativo de informações para transporte público na capital paraibana João Pessoa. Para isso, utilizou-se como objetos de estudo três plataformas mobile de transporte público de passageiros: o Moovit, o Jampabus e o CittaMobi. A fim de alcançar os resultados propostos, o delineamento metodológico da pesquisa foi sistematizado em três fases distintas: a (a) pesquisa exploratória (Revisão da Literatura); a (b) Avaliação Pragmática, que usou os métodos de Análise de Produtos Similares, Grupo Focal, Questionário de Perfil do Participante e Teste de Usabilidade; e por fim, a (c) Avaliação Hedônica, que buscou entender os atributos percebidos pelo usuário perante aplicação do questionário de Diferencial Semântico. Ao todo colaboraram com o estudo um total de 29 participantes, entre usuários experientes e inexperientes com os aplicativos do gênero e de gerações etárias diferentes. De acordo com o questionário de perfil dos participantes, todos os respondentes consideram importante o uso de aplicativos de informação para o transporte público, e dentre suas maiores necessidades estão olhar horários das conduções, ver trajetos alternativos e buscar informações sobre linhas. Os resultados permitem inferir que, usuários da geração Y experientes tiveram melhor eficiência e eficácia em relação aos inexperientes da mesma geração e à geração X como um todo. Com relação à percepção de satisfação dos usuários, a síntese dos dados do Diferencial Semântico mostra que a maioria atribui sentimentos agradáveis com relação à estética, os aspectos emocionais e usabilidade da interface. Por fim, gerou-se diretrizes de projeto de desenvolvimento para interfaces de informação de transporte público e um protótipo de alta fidelidade como produto modelo levando em consideração algumas insatisfações observadas na pesquisa.
Abstract: The general objective of this work was to propose guidelines for designing graphical interfaces for urban mobility communication systems taking into account the User Experience (UX) in information application interfaces for public transportation in João Pessoa, the capital of Paraíba. For this, three mobile platforms for public passenger transportation were used as objects of study: Moovit, Jampabus and CittaMobi. In order to achieve the proposed results, the methodological design of the research was divided into three distinct phases: (a) exploratory research (literature review); a (b) pragmatic evaluation, which used methods of analysis for similar products, focus group, participant profile questionnaire and usability test; and finally, the (c) hedonic evaluation, which sought to understand the attributes perceived by the user when applying the semantic differential questionnaire. Altogether, a total of 29 participants collaborated with the study, among experienced and inexperienced users with applications of the genre and of different age generations. According to the participants' profile questionnaire, all respondents consider the use of information applications for public transportation to be important, and among their greatest needs are looking for schedules, discover alternative routes and finding information about lines. The results allow us to infer that experienced generation Y users had better efficiency and effectiveness compared to inexperienced users of the same generation and generation X as a whole. With regard to the users' perception of satisfaction, the synthesis of the semantic differential data shows that the majority of the participants attribute pleasant feelings regarding the aesthetics, emotional aspects and usability of the interface. Finally, development project guidelines were generated for public transport information interfaces and a high-fidelity prototype was proposed as a model, taking into account some dissatisfactions observed in the research. Keywords: User Experience (UX); Urban mobility; Interfaces.
Keywords: Experiência do usuário (UX)
Mobilidade urbana
Interfaces
User experience (UX)
Urban mobility
Interface
Mobilidad urbana
Expérience utilisateur (UX)
Mobilité urbaine
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32077
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