Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32079
Title: Objetos e narrativas simbólicas em filmes sobre o Nordeste.
Other Titles: Objects and symbolic narratives in films about the Northeast.
???metadata.dc.creator???: SARAIVA, Victor Leoni Cardoso.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MEDEIROS, Wellington Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Camila Assis Peres.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTARÉM, António Bernardo Mendes de Seiça da Providência.
Keywords: Estereótipo;Nordeste;Cinema;Objeto simbólico;Stereotype;North East;Symbolic object;Noreste;Cine;Stéréotype;Nord-Est;Objet symbolique
Issue Date: 5-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SARAIVA, Victor Leoni Cardoso. Objetos e narrativas simbólicas em filmes sobre o Nordeste. 2023. 224 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este projeto descreve pesquisa acerca da representação identitária do Nordeste por meio dos objetos presentes nas cenas de três obras cinematográficas contemporâneas. O estudo parte da hipótese de que as cenas dos filmes contribuem tanto para perpetuar quanto para desconstruir estereótipos frequentemente associados à região e ao nordestino. O objetivo da investigação consiste em caracterizar os possíveis valores simbólicos e associações sobre o Nordeste por meio dos objetos cênicos, sejam eles de natureza industrial, artesanal ou ornamental. O método é de caráter explicativo, com análise do tipo exploratória, de abordagem qualitativa e documental, de premissa socioconstrutivista e estratégia narrativa. Foram identificados objetos nos filmes que subvertem seu propósito utilitário, literal ou simbolicamente, em função do protagonismo narrativo nas cenas, fazendo com que o espectador estabeleça associações com estereótipos frequentemente difundidos sobre o Nordeste. As análises bibliográficas iniciais revelaram que os diretores cinematográficos originários da região promovem em suas obras uma humanização dos personagens e das ações que conferem maior fidelidade e realismo aos filmes. Ao fim, foi possível concluir que os participantes da pesquisa foram capazes de atribuir sentidos em imagens exibidas isoladamente e sem qualquer contextualização prévia, e suas respostas demonstraram que a produção de sentidos é resultante da interação entre os diferentes elementos da cena, não dependendo apenas do objeto citado na pergunta. Também foi observado que, nas perguntas que mencionavam o Nordeste, houve um número maior de associações já tradicionalmente consolidadas de forma estereotipada sobre o local. O que indica que este segue sendo o julgamento mais recorrente no repertório simbólico da região, segundo os integrantes consultados. Desse modo, a pesquisa mostrou que a mensagem transmitida pelas cenas foi resultado tanto da presença específica do objeto citado quanto dos demais elementos — diálogos, sotaques e ambientações ─ resultando em um debate que deve ser estimulado e ampliado em estudos futuros.
Abstract: This project describes research about the identity representation of the Brazilian Northeast through the objects present in the scenes of three contemporary cinematographic works. The study starts from the hypothesis that the movie scenes contribute both to perpetuate and to deconstruct stereotypes often associated with the region and the northeastern people. The objective of the investigation is to characterize the possible symbolic values and associations about the Northeast through scenic objects, whether industrial, artisanal or ornamental. The method is of an explanatory nature, with an exploratory analysis, with a qualitative and documental approach, with a socio-constructivist premise and a narrative strategy. Objects were identified in the films that subvert their utilitarian purpose, literally or symbolically, due to the narrative protagonism in the scenes, causing the viewer to establish associations with stereotypes that are often spread about the Northeast. The initial bibliographic analyzes revealed that film directors from the region promote in their works a humanization of the characters and actions that confer greater fidelity and realism to the films. In the end, it was possible to conclude that the research participants were able to assign meanings to images displayed in isolation and without any previous contextualization, and their answers demonstrated that the production of meanings is the result of the interaction between the different elements of the scene, not depending only on the object mentioned in the question. It was also observed that, in the questions that mentioned the Northeast, there was a greater number of associations already traditionally consolidated in a stereotyped way about the place. Which indicates that this continues to be the most recurrent judgment in the symbolic repertoire of the region, according to the members consulted. Thus, the research showed that the message conveyed by the scenes was the result of both the specific presence of the cited object and the other elements ─ dialogues, accents and settings ─ resulting in a debate that should be stimulated and expanded in future studies.
Keywords: Estereótipo
Nordeste
Cinema
Objeto simbólico
Stereotype
North East
Symbolic object
Noreste
Cine
Stéréotype
Nord-Est
Objet symbolique
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32079
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VICTOR LEONI CARDOSO SARAIVA - DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2023.pdf17.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.