Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32091
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A acessibilidade espacial e adequação ergonômica dos espaços urbanos no Brasil tornam-se falhas devido às limitações oferecidas na formação dos seus edifícios. Neste sentido dar-se embasamento ao presente estudo realizado na Universidade Federal de Campina Grande no CAMPUS de Sumé - Paraíba, visando propor a implantação de placas em braile nos ambientes de maior trafego de pessoas, partindo da certeza de que o âmbito acadêmico é um grande espaço de inclusão e que necessita tornar-se acessível. A metodologia utilizada é o estudo de caso, e possui as seguintes etapas: (1) Pesquisa bibliográfica; (2) Identificação; (3) Análise do local; (4) Escolha do principal problema e (5) Solução. Como resultado tem-se: a proposta de implantação das placas em braile nos principais pontos de acesso. Tal resultado possibilitará a facilidade de movimentação nesses ambientes, a inclusão e a acessibilidade no Campus, uma vez que o mesmo não possui meios que facilitem a entrada e a movimentação de pessoas com deficiência visual. Ao fim concluiu-se a respeito da junção da ergonomia e acessibilidade, a importância da implantação de artifícios que facilitem e garantam o direito de ir e vir de todo cidadão, contribuindo com a inclusão e a redução dessas limitações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia de Produção. | pt_BR |
dc.citation.issue | 7 | pt_BR |
dc.title | Ergonomia e acessibilidade: proposta de implantação de placas informativas em Braile para uma universidade federal. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32091 | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T21:44:23Z | - |
dc.date.available | 2023-10-16 | - |
dc.date.available | 2023-10-16T21:44:23Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia e acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Placas informativas em Braile | pt_BR |
dc.subject | Braile - placa informativa | pt_BR |
dc.subject | Campus de Sumé - UFCG - acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | CDSA UFCG - acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Ergonomics and accessibility | pt_BR |
dc.subject | Accessibility | pt_BR |
dc.subject | Information signs in Braille | pt_BR |
dc.subject | Braille - information board | pt_BR |
dc.subject | Sumé Campus - UFCG - accessibility | pt_BR |
dc.subject | CDSA UFCG - accessibility | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | AQUINO, Eloísa Soares de. | - |
dc.creator | SILVA, Lucielly Cristina da. | - |
dc.creator | NASCIMENTO, Naiara Silva. | - |
dc.creator | SIQUEIRA, Nicole Lustosa de Andrade. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Ergonomics and accessibility: proposal to implement information signs in Braille for a federal university. | pt_BR |
dc.identifier.citation | AQUINO, Eloísa Soares de; SILVA, Lucielly Cristina da; NASCIMENTO, Naiara Silva; SIQUEIRA, Nicole Lustosa de Andrade. Ergonomia e acessibilidade: proposta de implantação de placas informativas em Braile para uma universidade federal. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32091 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ERGONOMIA E ACESSIBILIDADE - PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE PLACAS INFORMATIVAS EM BRAILE - ANAIS VII SIMEP ARTIGO 2019.pdf | Ergonomia e acessibilidade: proposta de implantação de placas informativas em Braile para uma universidade federal. - Anais VII Simep Artigo 2019 | 544.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.