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Title: Comportamento sexual de estudantes universitários: evolução das concepções e atitudes ao longo da formação acadêmica.
Other Titles: Sexual behavior of college students: evolution of conceptions and attitudes throughout training academic.
Comportamiento sexual de estudiantes universitarios: evolución de concepciones y actitudes a lo largo de la formación académico.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Vanessa Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BELMINO, José Franscidavid Barbosa.
Keywords: Educação sexual;Conduta sexual;Sex education;Sexual conduct;Educación sexual;Conducta sexual
Issue Date: 5-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Vanessa Silva. Comportamento sexual de estudantes universitários: evolução das concepções e atitudes ao longo da formação acadêmica. 2019. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A sexualidade humana é um assunto ainda pouco explorado e cheio de tabus no tocante ao seu estudo. Trata-se de uma condição humana que é construída durante toda a vida do indivíduo, iniciando ainda na infância e influenciada por diversos fatores com destaque aos culturais, biológicos, psicológicos, sociais, políticos e religiosos. O objetivo deste estudo foi comparar o comportamento sexual e fatores associados a uma conduta sexual de risco, além de concepções acerca da Educação Sexual, entre estudantes do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité. Os estudantes foram avaliados quanto à idade, sexo, religiosidade, participação em programas, disciplinas de Educação Sexual e local de moradia antes de entrar na universidade. Sob o aspecto de comportamento sexual, foi avaliada a idade de início de atividade sexual, uso de métodos anticoncepcionais, número de parceiros sexuais e uso de preservativo na prevenção de IST/AIDS. Foram sujeitos de pesquisa os estudantes licenciandos do Curso de Ciências Biológicas, do 1o, 3o e 7o período do turno diurno. A amostra final foi constituída por 64 estudantes. O instrumento de coleta de dados foi um questionário autoaplicável na sala de aula dos estudantes. A análise foi feita no software Microsoft Office Excel 2010, por estatística descritiva básica (Distribuição de frequência absoluta e relativa). Quanto aos resultados, observou-se que o comportamento sexual de abstinência é mais presente dentre os estudantes mais jovens e conforme foi aumentando a faixa etária mais uma conduta sexual de risco foi observada. Quase 70% dos estudantes pesquisados do Curso de Ciências Biológicas, com vida sexual ativa, têm conduta considerada como sexo inseguro, associada às variáveis morar com parceiro/ou amigo, baixa ou nenhuma frequência ao culto religioso e maior idade. Houve diferença significativa nas características comportamentais entre os estudantes de períodos diferentes. Menor idade, maior frequência a culto religioso e morar com os pais se associaram à conduta de abstinência sexual. Os estudantes que participaram de programas sobre Educação Sexual, afirmaram que a orientação teve grande eficácia tiveram um comportamento sexual seguro em maior proporção que aqueles que não tiveram. No entanto, entre os estudantes sexualmente ativos houve predomínio de conduta de sexo inseguro.
Abstract: Human sexuality is a subject that is still little explored and full of taboos in regard to its study. It is a human condition that is built throughout the life of the individual, beginning in childhood and influenced by several factors, such as cultural, biological, psychological, social, political and religious The objective of this study was to compare the sexual behavior and the factors associated with high-risk sexual behavior, as well as conceptions about Sex Education, among undergraduate students in biological sciences of the Federal University of Campina Grande, Campus Cuité. Students were assessed for age, gender, religious beliefs, participation in programs, Sex Education disciplines, and place of residence before entering university. The age of onset of sexual activity, use of contraceptive methods, number of sexual partners and use of condoms in STI / AIDS prevention were evaluated. Undergraduate students of the Biological Sciences Course, of the 1st, 3rd and 7th period of the day shift were research subjects. The final sample consisted of 64 students. The data collection instrument was a self-administered questionnaire in the students' classroom. The analysis was done in Microsoft Office Excel 2010 software, by basic descriptive statistics (Absolute and relative frequency distribution). Regarding the results, it was observed that the sexual abstinence behavior is more present among the youngest students of the research and as the age group was increased plus a sexual conduct of risk was observed. Almost 70% of the students enrolled in the Biological Sciences Course, with an active sexual life, have conduct considered as unsafe sex, associated with the variables living with a partner or friend, low or no frequency of religious worship, and greater age. There was a significant difference in behavioral characteristics between students from different periods. Lower age, higher frequency of religious worship and living with parents were associated with sexual abstinence. Students who participated in programs on Sex Education stated that orientation had great efficacy have had a more secure sexual behavior to a greater extent than those who did not. However, among sexually active students, there was a predominance of unsafe sex.
???metadata.dc.description.resumen???: La sexualidad humana es un tema aún poco explorado y lleno de tabúes respecto a a tu estudio. Es una condición humana que se construye a lo largo de la vida del individuo, desde la niñez e influenciado por varios factores, con énfasis en culturales, biológicas, psicológicas, sociales, políticas y religiosas. El objetivo de este estudio fue comparar el comportamiento sexual y los factores asociados a una conducta sexual de riesgo, además de concepciones sobre Educación Sexual, entre estudiantes de la Licenciatura en Ciencias Biológicas en la Universidad Federal de Campina Grande, Campus Cuité. Tú Los estudiantes fueron evaluados en cuanto a edad, sexo, religiosidad, participación en programas, Materias de Educación Sexual y lugar de residencia antes del ingreso a la universidad. Bajo la aspecto del comportamiento sexual, la edad en la que comenzó la actividad sexual, el uso de métodos anticonceptivos, número de parejas sexuales y uso de condones en la prevención de ITS/SIDA. Los sujetos de investigación fueron estudiantes egresados ​​de la Carrera de Ciencias. Biológicos, del 1º, 3º y 7º período del turno de día. La muestra final estuvo compuesta por 64 estudiantes. El instrumento de recolección de datos fue un cuestionario autoadministrado en el aula. de estudiantes. El análisis se realizó mediante el software Microsoft Office Excel 2010, utilizando estadísticas descriptivo básico (Distribución de frecuencias absoluta y relativa). En cuanto a los resultados, se observó que la conducta de abstinencia sexual está más presente entre los estudiantes más jóvenes y a medida que aumentaba el rango de edad, se presentaban conductas sexuales de mayor riesgo. observado. Casi el 70% de los estudiantes encuestados de la Carrera de Ciencias Biológicas, con sexualmente activos, tienen conductas consideradas como sexo inseguro, asociadas a las variables convivencia pareja/o amigo, baja o nula asistencia al culto religioso y edad avanzada. Había diferencia significativa en las características de comportamiento entre estudiantes de períodos muchas diferentes. Se asociaron una edad más joven, una mayor asistencia al culto religioso y vivir con los padres. a la conducta de abstinencia sexual. Los estudiantes que participaron en programas sobre Educación Sexual, afirmó que la orientación fue altamente efectiva y tuvo un comportamiento sexual seguro en mayor proporción que aquellos que no lo hicieron. Sin embargo, Entre los estudiantes sexualmente activos, hubo un predominio de conductas sexuales inseguras.
Keywords: Educação sexual
Conduta sexual
Sex education
Sexual conduct
Educación sexual
Conducta sexual
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32097
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