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Title: A pessoa surda no contexto da família ouvinte: implicações do (não) lugar da libras no processo de interação.
Other Titles: The deaf person in the context of the hearing family: implications of the (non) place of Libras in the interaction process.
???metadata.dc.creator???: MENEZES, Arlinda Pereira da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Rosalva Dias da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LAUREANO, Elaine Reis.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MATEUS, Juliana Fernandes Montalvão.
Keywords: Família;Surdo;Comunicação;Libras;Family;Deaf;Communication;Brazilian Sign Language (LIBRAS);Sordo;Comunicación;Famille;Sourd;Communication;Livres sterling
Issue Date: 30-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MENEZES, Arlinda Pereira da Silva. A pessoa surda no contexto da família ouvinte: implicações do (não) lugar da libras no processo de interação. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Libras) – Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: A Libras, embora sendo a base e o meio de comunicação e expressão visual do surdo, conforme assegura a Lei 10.436/02, ainda não é tão conhecida e acessada pela sociedade, o que pode causar dificuldades de interação e gerar incompreensão no processo comunicativo por parte de alguns familiares ouvintes que têm filho surdo. Diante do exposto, questionamos como ocorre a comunicação entre surdos e familiares que não conhecem a Libras e quais suas implicações no processo de interação? Temos como objetivo geral, nesse trabalho de pesquisa, investigar como se dá a comunicação entre surdos e familiares que não conhecem a Libras e suas implicações no processo interativo. Como objetivos específicos, elencamos os seguintes: 1) Verificar o nível de conhecimento e uso da Libras entre os membros da família; 2) Examinar as implicações da (não) utilização da Libras no processo comunicativo; 3) Descrever e analisar as falas dos membros surdos em relação às interações (ou falta delas) na família. Para atender aos objetivos propostos nesse estudo desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e exploratória, através de uma pesquisa de campo, envolvendo duas pessoas surdas de contextos familiares distintos. O interesse que despertou o tema desse trabalho partiu da experiência pessoal vivenciada na igreja, que possibilitou o convívio com surdos nascidos em famílias ouvintes. Essa experiência trouxe uma inquietação emocional, por presenciar a necessidade de comunicação de um jovem surdo com sua família ouvinte. A dificuldade na família ouvinte com filho surdo é vivenciada com a carência de comunicação dentro do lar, principalmente pela falta de conhecimento da Língua de Sinais. Participaram dessa pesquisa duas famílias ouvintes com filhos surdos. Para a geração de dados foram realizados questionários e entrevistas em vídeos, utilizados para conhecer a realidade investigada mais de perto. Pelo fato de desconhecer a cultura surda que envolve a Língua de Sinais, algumas famílias, consideram o gesto como a única possibilidade de comunicação com os surdos. Com o desenvolvimento desta pesquisa, verificamos que o nível de conhecimento e uso da Libras entre os membros das famílias entrevistadas, de modo geral, é básico, com exceção de uma das mães entrevistadas, que embora ainda não seja fluente, já demonstra um conhecimento mais adiantado na língua de sinais. Sem o uso proficiente da Libras, a comunicação entre os familiares e os membros surdos fica bastante limitada, o que não permite, portanto, a discussão de assuntos mais complexos entre si. Com isso, compreendemos que as implicações da (não) utilização da Libras no processo comunicativo acaba gerando entraves e desencontros entre os surdos e seus familiares ouvintes. Quanto mais avançado o nível de conhecimento na Libras, mais interação no processo comunicativo entre os surdos e os seus familiares ouvintes. Após descrever e analisar as falas dos membros surdos em relação às interações (ou falta delas) na família, vimos que os mesmos se sentem, muitas vezes, isolados e incompreendidos em seu próprio lar. Por mais que a família se esforce para utilizar meios diferentes para se comunicar com as pessoas surdas, a exemplo de gestos, sinais caseiros ou oralização, nada substitui a eficiência da Libras no processo interativo. Diante disso, vimos que ainda há a necessidade de fomentar discussões sobre a importância da aprendizagem da Libras no contexto familiar, tendo em vista que a falta de conhecimento da língua de sinais pelos familiares ouvintes pode trazer consequências para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos sujeitos surdos.
Abstract: Brazilian Sign Language (LIBRAS), although being the basis and means of communication and visual expression for the deaf, as guaranteed by Law 10.436/02, still not so well known and accessed by society, which can cause difficulties in interaction and generate misunderstandings in the communicative process by part of some hearing family members who have a deaf child. That said, we question: How communication occurs between deaf people and family members who do not know Libras and what are its implications for the interaction process? The goal in this research is to investigate how communication takes place between deaf people and family members who do not know Libras and its implications in the interactive process. As specific objectives, we list the following: 1) Check the level of knowledge and use of Libras among family members; 2) Examine the implications of (not) using Libras in the communicative process; 3) Describe and analyze the speeches of deaf members in relation to interactions (or lack thereof) in the family. To meet the objectives proposed in this study, we developed a qualitative and exploratory research, through a field research, involving two deaf people from different family contexts. The interest that aroused the theme of this work came from the personal experience lived in the church, which made it possible to live with deaf people born in hearing families. This experience brought emotional unease, as I witnessed the need for communication between a deaf young man and his hearing family. The difficulty in the hearing family with a deaf child is experienced with the lack of communication within the home, mainly due to the lack of knowledge of Sign Language. Two hearing families with deaf children participated in this research. Questionnaires and video interviews were carried out to generate data, used to get to know the investigated reality more closely. Due to the fact that they are unaware of the deaf culture that involves Sign Language, some families consider the gesture as the only possibility of communication with the deaf. With the development of this research, we verified that the level of knowledge and use of Libras among the interviewed family members, in general, is basic, with the exception of one of the interviewed mothers, who, although not yet fluent, already demonstrates a more advanced in sign language. Without the proficient use of Brazilian Sign Language (LIBRAS), communication between family members and deaf members is quite limited, which does not allow the discussion of more complex issues among themselves. With this, we understand that the implications of the (non) use of Brazilian Sign Language (LIBRAS) in the communicative process ends up generating obstacles and disagreements between the deaf and their hearing family members. The more advanced the level of knowledge in Libras, the more interaction in the communicative process between the deaf and their hearing family members. After describing and analyzing the speeches of deaf members in relation to interactions (or lack of them) in the family, we saw that they often feel isolated and misunderstood in their own home. As much as the family tries to use different means to communicate with deaf people, such as gestures, homemade signs or oralization, nothing replaces the efficiency of Libras in the interactive process. In view of this, we saw that there is still a need to promote discussions about the importance of learning Libras in the family context, given that the lack of knowledge of sign language by hearing family members can have consequences for the cognitive, emotional and social development of deaf person.
Keywords: Família
Surdo
Comunicação
Libras
Family
Deaf
Communication
Brazilian Sign Language (LIBRAS)
Sordo
Comunicación
Famille
Sourd
Communication
Livres sterling
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
Libras
Letras libras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32102
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