Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122
Title: O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança.
Other Titles: The behavior of the Brazilian car consumer: a comparative analysis between two vehicles focused on safety.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Nathan Nunes de.
BENEVENUTTI, Valdésio.
Keywords: Automóveis;Comportamento de consumidor de automóveis;Segurança automotiva;Mercado automotivo;Segurança de veículos;Consumidor de automóveis;Teste de colisão Latin NCAP;Automobiles;Car consumer behavior;Automotive safety;Automotive market;Vehicle safety;Car consumer;Latin NCAP crash test
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Nathan Nunes de; BENEVENUTTI, Valdésio. O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122
???metadata.dc.description.resumo???: A aquisição de um automóvel pelo consumidor brasileiro deveria ser pautada em grande planejamento e estudo sobre as opções disponíveis no mercado, vista a importância e valor de tal bem. Contudo, percebe-se que dentre os três veículos mais vendidos de 2017, dois são destaques negativos em segurança automotiva, obtendo péssimo desempenho (nota mínima) no teste de colisão realizado pelo Latin NCAP. A partir disso, questiona-se o porque de carros com baixa qualidade em proteção veicular serem os líderes de vendas no mercado brasileiro, enquanto outras opções de mesmo valor e categoria, mas com qualidade em segurança muito superior,são menos preferidos pelos consumidores. Com isso, o estudo tem o objetivo geral de comprovar, analisar e compreender o comportamento do consumidor brasileiro ao dar pouca relevância para o quesito segurança no processo decisório de aquisição de um automóvel. Para isso, foi realizada uma pesquisa comparativa com proprietários de dois automóveis "chave" de mesma categoria e preço vendidos no Brasil. Um deles entrega baixa proteção aos seus ocupantes e mesmo assim é o líder de vendas, enquanto o outro é apenas o 21º mais vendido no ranking geral, porém, possui nota máxima no teste de colisão. Esta pesquisa, respondida por 200 proprietários (100 de cada veículo), buscava entender as razõesque os levaram a comprar o seu automóvel e o conhecimento de cada proprietário sobre segurança automotiva. Com a análise dos resultados da pesquisa foi possível chegar a conclusões a respeito do perfil e caracateristicas do comportamento do consumidor dos dois automóveis comercializados no Brasil.
Keywords: Automóveis
Comportamento de consumidor de automóveis
Segurança automotiva
Mercado automotivo
Segurança de veículos
Consumidor de automóveis
Teste de colisão Latin NCAP
Automobiles
Car consumer behavior
Automotive safety
Automotive market
Vehicle safety
Car consumer
Latin NCAP crash test
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Produção.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO DE AUTOMÓVEIS - ANAIS VII SIMEP ARTIGO 2019.pdfO comportamento do consumidor brasileiro de automóveis - ANAIS VII SIMEP ARTIGO 2019253.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.