Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA aquisição de um automóvel pelo consumidor brasileiro deveria ser pautada em grande planejamento e estudo sobre as opções disponíveis no mercado, vista a importância e valor de tal bem. Contudo, percebe-se que dentre os três veículos mais vendidos de 2017, dois são destaques negativos em segurança automotiva, obtendo péssimo desempenho (nota mínima) no teste de colisão realizado pelo Latin NCAP. A partir disso, questiona-se o porque de carros com baixa qualidade em proteção veicular serem os líderes de vendas no mercado brasileiro, enquanto outras opções de mesmo valor e categoria, mas com qualidade em segurança muito superior,são menos preferidos pelos consumidores. Com isso, o estudo tem o objetivo geral de comprovar, analisar e compreender o comportamento do consumidor brasileiro ao dar pouca relevância para o quesito segurança no processo decisório de aquisição de um automóvel. Para isso, foi realizada uma pesquisa comparativa com proprietários de dois automóveis "chave" de mesma categoria e preço vendidos no Brasil. Um deles entrega baixa proteção aos seus ocupantes e mesmo assim é o líder de vendas, enquanto o outro é apenas o 21º mais vendido no ranking geral, porém, possui nota máxima no teste de colisão. Esta pesquisa, respondida por 200 proprietários (100 de cada veículo), buscava entender as razõesque os levaram a comprar o seu automóvel e o conhecimento de cada proprietário sobre segurança automotiva. Com a análise dos resultados da pesquisa foi possível chegar a conclusões a respeito do perfil e caracateristicas do comportamento do consumidor dos dois automóveis comercializados no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.citation.issue7pt_BR
dc.titleO comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122-
dc.date.accessioned2023-10-17T19:29:25Z-
dc.date.available2023-10-17-
dc.date.available2023-10-17T19:29:25Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectAutomóveispt_BR
dc.subjectComportamento de consumidor de automóveispt_BR
dc.subjectSegurança automotivapt_BR
dc.subjectMercado automotivopt_BR
dc.subjectSegurança de veículospt_BR
dc.subjectConsumidor de automóveispt_BR
dc.subjectTeste de colisão Latin NCAPpt_BR
dc.subjectAutomobilespt_BR
dc.subjectCar consumer behaviorpt_BR
dc.subjectAutomotive safetypt_BR
dc.subjectAutomotive marketpt_BR
dc.subjectVehicle safetypt_BR
dc.subjectCar consumerpt_BR
dc.subjectLatin NCAP crash testpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Nathan Nunes de.-
dc.creatorBENEVENUTTI, Valdésio.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe behavior of the Brazilian car consumer: a comparative analysis between two vehicles focused on safety.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Nathan Nunes de; BENEVENUTTI, Valdésio. O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122pt_BR
Appears in Collections:Anais do Simpósio de Engenharia de Produção SIMEP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO DE AUTOMÓVEIS - ANAIS VII SIMEP ARTIGO 2019.pdfO comportamento do consumidor brasileiro de automóveis - ANAIS VII SIMEP ARTIGO 2019253.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.